Boemia e boa mesa, a receita de Cabo Frio

Primeiro núcleo de colonização da cidade, histórico bairro Passagem vira polo gastronômico

Por O Dia

Rio - Primeiro núcleo habitacional da cidade de Cabo Frio, a Passagem acaba de ser transformada em polo gastronômico. No total, sete ruas do ‘coração’ do bairro boêmio e histórico passam agora a ser fechados ao trânsito de veículos. O fechamento acontece às sextas, sábados, domingos e feriados, entre 16h e 2h — o acesso de carros será feito apenas por moradores devidamente cadastrados.

A iniciativa tem como objetivo fazer com que a Passagem vire uma referência gastronômica, assim como acontece com a Rua das Pedras, em Búzios. Para tanto, foram realizadas obras de revitalização no Largo de São Benedito — o local ganhou novo calçamento, iluminação e jardinagem, entre outras melhorias.

Para receber turistas e moradores%2C a área do Largo São Benedito ganhou novos calçamento%2C iluminação e jardinagem%2C entre outras melhoriasDivulgação

De acordo com a secretária de Turismo Fabíola Bleicker, o novo polo conta com oito restaurantes, além de bares, lojas e casas noturnas. “É um bairro boêmio, muito frequentado por turistas e moradores. O objetivo é fomentar novos atrativos que passem a fazer parte das atrações da cidade”, destaca. 

Ainda conforme a secretaria, passam a ficar fechadas sete ruas no entorno do Largo de São Benedito. Entre elas, a Maestro Clodomiro Guimarães de Oliveira, Almirante Tamandaré, Furtado, Beco do Furtado e Travessa Primeiro de Maio. Além delas, o Largo de São Benedito, atrás da Igreja de São Benedito, e a Avenida Almirante Barroso, na altura da Rua Manoel Barbosa, ficam restritas ao trânsito de veículos.

A secretária lembra que, além do roteiro gastronômico, o bairro Passagem também vai servir de palco para eventos diversos. No dia 6 de maio, por exemplo, já está confirmada a realização do ‘Jazz Pede Passagem’. “A expectativa é criar novos atrativos para os turistas e moradores, além de incentivar o comércio local. Por enquanto, é um projeto piloto e o fechamento das ruas está sendo monitorado e testado a cada fim de semana”, entrega Fabíola Bleicker.

Arquitetura segue o estilo colonial

O bairro Passagem é um ícone histórico de Cabo Frio. Afinal, é o primeiro núcleo da colonização da cidade da Região dos Lagos, que foi fundada em 1615. Registros mostram que os colonizadores portugueses começaram a chegar ao local já a partir de 1503.

Charmoso, o bairro tem um conjunto arquitetônico com diversas construções em estilo colonial e bem preservadas, além de abrigar a Igreja de São Benedito, erguida em 1761 e localizada em frente à praça de mesmo nome. A Passagem é banhada pelas águas do Canal Itajuru, que faz a ligação entre o mar e a Lagoa de Araruama.

Últimas de Rio De Janeiro