Veja como decorar a casa para evitar alergias nos moradores

A escolha de revestimentos e cortinas mantém o ambiente mais saudável no inverno

Por Marina Cardoso

No piso, os de porcelanato ou cerâmico ajudam a evitar problemas respiratórios para os moradores que sofrem com essas doenças
No piso, os de porcelanato ou cerâmico ajudam a evitar problemas respiratórios para os moradores que sofrem com essas doenças -
Rio - O inverno é uma estação bastante complicada para quem sofre de doenças alérgicas respiratórias, como rinite, sinusite e asma. Muitas vezes, os fatores que agravam essas doenças, como poeira, ácaros e mofo, estão em decorações na própria casa. Para manter o lar mais saudável e evitar os vilões dos alérgicos, especialistas explicam como tornar o ambiente um aliado e não inimigo contra os problemas respiratórios.
A primeira dica é priorizar a casa com uma boa ventilação e aproveitar ao máximo a entrada de luz natural. Ao escolher os revestimentos para chão e paredes, a etapa é super importante para deixar o espaço mais agradável para quem sofre com esses problemas.
“Pisos que sejam fáceis de limpar, como porcelanato ou cerâmicos, é a melhor opção para quem tem alergias respiratórias”, afirma o arquiteto Renato Andrade.
Além disso, os moradores devem optar por revestimentos lisos. “Essa escolha também faz diferença, já que texturas rugosas acabam acumulando mais pó. Para os papéis de parede, prefira versões laváveis”, aconselha a arquiteta Karina Korn. Usar rejuntes antimofo no banheiro é o toque final para um ambiente mais saudável.
Uma decoração ‘clean’, apenas com o essencial, é a melhor pedida. Isso porque móveis e objetos de decoração em excesso aumentam o acúmulo de sujeira e dificultam a hora da limpeza. “A impermeabilização de sofás é um ótimo recurso para evitar a concentração de pó”, aconselha Karina.
TAPETES COM TRAMAS FECHADAS
Para as cortinas, Karina Korn destaca a importância em decorar com tecidos resistentes para lavagens com maior frequência. Uma escolha prática e adequada para os alérgicos são as persianas.
Os tapetes são vistos como os maiores vilões e um reduto para ácaros e poeiras. Ainda assim, não é preciso eliminá-los da decoração de casa. A principal dica é trazer para o ambiente peças com tramas fechadas e sem pelos, para evitar o acúmulo de pó e facilitar a limpeza, que deve ser frequente.
Nos quartos, vale usar capas impermeáveis em colchões e travesseiros. Além disso, a estante de livros, que acumula poeira nas páginas e pode apresentar mofo, deve ser transferida para a área social. Nos armários e closets, os produtos antimofo à base de cloreto de cálcio, são aliados para retirar a umidade dos espaços.
 
 

Comentários