Por fabio.klotz

Rio - O decisivo Clássico Vovô abriu a rodada do Campeonato Brasileiro e confirmou momentos opostos de Botafogo e Fluminense. Vitorioso, o Tricolor reafirmou a condição de postulante ao G-4 e a uma vaga na Libertadores. O Alvinegro, por sua vez, viu o drama aumentar. O time agoniza na briga contra o rebaixamento.

Edson foi o herói do Fluminense e fez o gol da vitória no clássico com o BotafogoBruno de Lima

O volante Edson sentiu o gostinho de ser herói mais uma vez. Foi dele o gol da vitória do Fluminense sobre o Botafogo. O Tricolor está na sétima colocação, com 57 pontos, três a menos do que o Grêmio, quarto colocado.

LEIA MAIS: Notícias, resultados e bastidores do Campeonato Brasileiro

A situação do Botafogo se complicou ainda mais. O time amargou a terceira derrota consecutiva e não consegue reagir. O fantasma do rebaixamento põe ainda mais medo. O Fogão está na 18ª colocação e nem mesmo se vencer na próxima rodada deixa o Z-4. A distância para a salvação agora é de quatro pontos (o Botafogo tem 33 contra 37 do Coritiba, primeiro time fora do Z-4).

Botafogo acusa o golpe%3A time não consegue sair da zona do rebaixamento do BrasileiroBruno de Lima

Livre da confusão, o Flamengo se despediu do Maracanã com vitória e garantiu a festa da torcida. No último jogo do ano no estádio, o Rubro-Negro bateu o Coritiba e deu uma ajudinha ao Botafogo. Agora, o Fla tem quatro jogos para cumprir tabela, fazer testes e pensar em 2015.

Flamengo bateu o Coritiba no MaracanãBruno de Lima

A rodada aproximou o Cruzeiro do título brasileiro. O líder bateu o Santos na Vila Belmiro e precisa de mais duas vitórias para garantir matematicamente o troféu. A Raposa tem 70 pontos e um jogo a menos do que o São Paulo, rival na disputa.

VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Brasileiro

O Tricolor, por sinal, continua a perseguição ao líder. O time paulista superou o Palmeiras e manteve a esperança. A diferença em relação ao Cruzeiro é de quatro pontos. O Verdão liga novamente o sinal de alerta e não consegue se distanciar da zona de rebaixamento (a vantagem palmeirense diminuiu para três pontos).

Luis Fabiano abriu o caminho para a vitória do São PauloDivulgação

A briga pela Libertadores pega fogo. O Grêmio de Felipão não teve dificuldade para vencer o Criciúma no Heriberto Hülse. O Tricolor está na quarta colocação e complicou de vez a vida do Tigre, lanterna e em situação crítica no Brasileiro.

Outro clube que briga pelo G-4, o Atlético-MG vacilou e empatou com Figueirense. Na final da Copa do Brasil, o Galo optou por escalar um time reserva.

O Internacional, com um jogo a mais em relação ao rival, também venceu na rodada. O Colorado bateu o Goiás graças a um golaço de bicicleta do zagueiro Paulão. O time está na terceira colocação, empatado com 60 pontos com Grêmio e Corinthians. O Timão foi outro vitorioso. O clube paulista levou a melhor sobre o Bahia e complicou o rival na luta contra a degola.

A luta contra o rebaixamento teve um confronto direto. E o Vitória levou a melhor sobre a Chapecoense. Com o resultado, o Rubro-Negro saiu do Z-4 e empurrou o time catarinense para a zona da degola.

Quem respirou de vez em relação ao Z-4 foi o Sport. O clube bateu o Atlético-PR na Arena da Baixada e pulou para 44 pontos, com uma vantagem confortável para os times que brigam para permanecer na elite do futebol brasileiro.

Você pode gostar