Rogério Cabloco - Divulgação
Rogério CablocoDivulgação
Por O Dia

Rio - Árbitro de vídeo (VAR), limitação na troca de técnicos e de jogadores inscritos. Essas são algumas das propostas que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentará ao Conselho Técnico da Série A do Campeonato Brasileiro, no encontro desta sexta-feira, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Presidente eleito da CBF, com mandato a ser iniciado em abril, Rogério Caboclo ainda ocupa o cargo de diretor executivo de gestão, mas trabalha para adiantar pautas que considera importante para o avanço na organização e nos níveis técnico e disciplinar da principal competição do país.

"Queremos elevar o patamar do Campeonato Brasileiro... Para isso, apresentaremos aos clubes uma pauta integrada, que passa pela arbitragem, pelos aspectos técnicos das partidas e pelo público nos estádios", destacou Caboclo.

A principal novidade será a adoção do árbitro de vídeo (VAR) nos 380 jogos do Brasileiro. Em 2018 o projeto fracassou pela recusa maciça dos clubes em arcar com as despesas do serviço. A CBF decidiu assumir todos custos com tecnologia e infraestrutura. Aos clubes caberá o pagamento das despesas com os árbitros de vídeo, como acontece com as equipes de arbitragem.

A proposta que promete levantar polêmica será a que limita a trocas de treinadores ao longo das 38 rodadas da Série A do Brasileiro. A CBF propõe apenas uma mudança de técnico. A limitação do número de atletas inscritos será de 40.

"Essa medida vai ajudar os clubes a racionalizarem sua gestão e a médio prazo permitirá a redução de custos", afirma Rogério Caboclo, em relação à sugestão sobre o troca de técnicos.

Outra iniciativa, a partir de 2020, será o confronto dos campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil, logo no início da temporada, na chamada Supercopa do Brasil, em jogo único e em local, previamente, definido.

Você pode gostar
Comentários