Ferj - Ferj / divulgação
FerjFerj / divulgação
Por O Dia

Rio - A Granja Comary recebeu na tarde desta quarta-feira os últimos ajustes para a arbitragem antes da estreia do árbitro de vídeo (VAR) no Campeonato Brasileiro, que já começa no sábado.

Algumas novidades vão acompanhar a implementação da tecnologia. A principal delas é o cartão amarelo para o técnico. A punição vai funcionar como já é para os jogadores: dois cartões acarretarão em expulsão do treinador, e três cartões acumulados terão como consequência a suspensão automática.

O Brasil será o primeiro país da América do Sul a ter a tecnologia do árbitro de vídeo em sua competição principal. Dos 20 times da Série A, apenas jogadores e comissão técnica de Fortaleza e Goiás nunca receberam uma palestra para entender a ferramenta. A CBF informou que árbitros estão à disposição para palestrar também para outros clubes.

O curso do árbitro de vídeo durou em média 20 dias. Noventa árbitros estão aptos para serem VAR, e 184 para serem auxiliares de VAR.

Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, falou sobre a novidade no Brasileirão: "É fundamental que todas as pessoas envolvidas no futebol brasileiro colaborem com o árbitro de vídeo. Estamos num momento do Brasil em que seria muito bom trazer a justiça para o futebol. Doa a quem doer, o importante é a justiça", encerrou.

Você pode gostar
Comentários