Dicas para deixar o banheiro mais aconchegante

Especialistas dão orientações de cores e acessórios em ambiente dedicado ao relaxamento

Por Marina Cardoso

Especialistas dão dicas para decorar o banheiro que passam até pela iluminação do ambiente
Especialistas dão dicas para decorar o banheiro que passam até pela iluminação do ambiente -

Rio - A decoração do banheiro, dedicado ao relaxamento após a rotina atarefada de trabalho ou aula, pode ser feita com alternativas de cores e acessórios. A variação de combinações inclui até o boxe, que deve ser planejado de acordo com a área disponível. Arquitetos ouvidos pelo DIA dão dicas para facilitar a vida do morador.

Para um banheiro agradável, há uma ideia de que o ambiente precisa ter cores mais próximas do branco. Porém, o morador não precisa se prender nesses tons. O que vai determinar como ficará o ambiente é a personalidade dele. "Há possibilidade de usar metais dourados com revestimentos brancos, preto, marmorizado ou cores sólidas para dar o tom de sofisticação do ambiente", explica o arquiteto Daniel Szego.

Há, ainda, quem prefere harmonizar as cores com o quarto quando é uma suíte. Um azulejo turquesa no boxe do banheiro, por exemplo, pode combinar com a cor do quarto.

Se o morador optar pelo vidro no boxe, precisa pensar com cuidado. O sistema de abertura das portas pode ser de correr, ideal para espaços compactos, ou de abrir. "A vantagem das portas de correr é que podem ser instaladas em diversos tamanhos de banheiro, sem prejudicar a circulação. Algo que costuma acontecer com os modelos de abrir, mais adotados em banheiros médios e grandes", explica a arquiteta Ana Yoshida.

Iluminação neutra no espaço

Para a iluminação do banheiro, os especialistas dizem que os moradores devem pensar principalmente na temperatura da cor. A iluminação geral do ambiente pode ser neutra. Porém, a recomendação é de uma luz mais quente e agradável ao olhar para o boxe, para passar uma sensação de aconchego.

Investir em uma luz especial para os detalhes também pode trazer um diferencial. O espelho, por exemplo, pode receber iluminação indireta. "Outra boa pedida é iluminar os nichos do boxe com jogos de luz, destacando a área com sais de banho", explica a arquiteta Ana Yoshida.

Por último, não se esqueça da impermeabilização da área molhada. Este é o item mais importante, pois mantém a estrutura intacta e evita vazamentos. Também é importante sempre conferir o caimento do piso para o ralo. Se a área não estiver com um bom caimento, a água ficará empoçada.

 

Últimas de Imóveis e Casa