Oásis ecológico no deserto árabe

Espaço principal fica sob cúpula, sustentada pela copa de grande árvore nativa do Catar

Por O Dia

Espanha - Em meio às areias ferventes e ao sol escaldante do deserto do Catar, no Oriente Médio, surgirá este incrível oásis. Em fase de projeto, o ‘Palácio da Natureza’ promete ser ecológico, autossustentável e de alto luxo. A energia virá do sol e a água, do mar, após processo de dessalinização. O trabalho é da equipe da Sanzpont Arquitectura, de Barcelona (Espanha).

Trabalho é da equipe da Sanzpont Arquitectura%2C de Barcelona Reprodução

O espaço principal do oásis fica sob cúpula, sustentada pela copa de grande árvore nativa do país árabe. A luz natural incide no ambiente, e a tecnologia utilizada prevê condições de clima e iluminação ideais para as plantas se desenvolverem. Aquífero levará ao local águas dessalinizadas do oceano, para consumo e irrigação, e também para refrescar e umidificar o local.

O processo de retirada do sal da água será realizado através de mecanismo alimentado pela energia gerada por painéis fotovoltaicos. A eletricidade acumulada nestes painéis ao longo do dia abastecerá ainda o sistema noturno de iluminação por lâmpadas LED. A ventilação natural é outra medida ecológica do projeto.

O Palácio da Natureza terá pavilhões com jardins e hortas internas. Na concepção do projeto, os arquitetos se inspiraram nas características da arquitetura árabe. Eles dizem que um dos objetivos da criação do oásis ecológico é mostrar que luxo e sustentabilidade ambiental são compatíveis.

Últimas de _legado_Notícia