Esplanada: Ministro e governador do Sergipe trocam votos por empréstimo

Carlos Marun quer votos a favor da aprovação da Reforma da Previdência em troca de conceder empréstimo

Por O Dia

Rio - O novo ministro da Articulação Política, Carlos Marun, já trabalha a seu estilo e sem rodeios: deve haver reciprocidade nos pedidos ao Governo. E assim o governador do Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), voltou com pires nas mãos para Aracaju. Barreto quer empréstimo da Caixa para o Estado, em crise nos cofres. Marun diz que o Palácio só avaliza após a votação da reforma da Previdência. O ministro perguntou na lata quantos votos mais Barreto pode conquistar na bancada do Estado pró-reforma. O governador prometeu mais dois, e Marun diz que espera quatro.

Trator

“Nós vamos aprovar essa reforma”, crava Marun para a Coluna. Pretende em fevereiro. Tributária Na fila, após a reforma da Previdência, Marun aponta a reforma tributária na  auta. Diz que o projeto do deputado Hauly está sendo estudado e deve avançar.

Folga rápida

Marun avisar que só vai parar cinco dias, neste intervalo do Natal com Réveillon, e a partir do dia 2 bate ponto direto no Palácio.

Lula perde

O ministro do STF Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte, jogou um balde de água fria em Lula da Silva. Negou o pedido do ex-presidente sobre informações a respeito de possível colaboração premiada de Leo Pinheiro e Agenor Franklin Medeiros, ex-executivos da empreiteira OAS.

Apressadinho

Segundo o ministro, a decisão se baseou no fato do acordo de delação não ter sido formalizado e se tratar de apenas especulação por parte do Ministério Público Federal.

Alívio

Os Ministérios da Fazenda e do Planejamento voltaram a debater a regulamentação do Bônus de Eficiência com o Sindifisco Nacional. Por enquanto, ainda há um impasse sobre a porcentagem que será utilizada pelo cálculo do bônus.

Corte

Em setembro, o TCU decidiu que o Governo não deveria mais pagar a gratificação de desempenho aos funcionários inativos até que a legalidade dos repasses fosse julgada.

Na boa

O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, decidiu tirar uma folga do trabalho e viajou para Dubai para acompanhar o jogo do Grêmio contra o Real Madri. Mês passado aproveitou feriado para viajar a trabalho para os Estados Unidos. Amigos indicam que seu apartamento em Nova York virou point de brasileiros.

Além do Rio

O Governo do Rio Grande do Sul e a União assinaram acordo para adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal. A segunda etapa é apresentar junto a Secretaria do Tesouro Nacional o plano de recuperação detalhando as medidas de ajuste.

Alô, candidatos

A partir de 1º de Janeiro as empresas que realizarem pesquisas eleitorais devem registrar a consulta no TRE com antecedência mínima de cinco dias da veiculação.

Atoleiro..

 Em pleno verão, quando as paradisíacas praias são mais procuradas por turistas do mundo todo, a ‘estrada do búfalo’, cortada pelo rio do Frade entre Trancoso e Praia Espelho, está submersa. Nem trator passa.

..político

A administração de Porto Seguro – que há anos trata com desdém as estradas– continua sem prefeita, afastada pela Justiça após operação da PF que cercou toda a família.