Sucesso nas compras: Planejar reduz custos e transtornos

Veja dicas para aproveitar melhor sua viagem

Por O Dia

Rio - Viajar é sempre enriquecedor. É uma oportunidade de buscar novos horizontes, conhecer outras culturas e observar maneiras diferentes de se viver. Melhor ainda é quando entramos em contato com outros povos, línguas e culturas bem distintas da nossa.

E mesmo que tenhamos algum conhecimento destas sociedades por meio de livros ou outros canais de mídia, a interação com a realidade local passa a ser um aprendizado real com suas belezas e dificuldades.

Essa curiosidade faz com que a língua, a culinária, a moda e os hábitos dos povos do Oriente e de outras regiões atraiam cada vez mais novos adeptos pela sua riqueza cultural e religiosa.

Veja abaixo dicas para se planejar e aproveitar melhor sua viagem.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Eu e mais duas amigas estamos programando uma viagem para o Egito, Dubai , Abu Dhabi e Índia. Nunca viajamos para países de cultura tão diferentes e na realidade estou preocupada de como me preparar, pode me dar algumas dicas ?”

Marianna Sabag, Vila Isabel

Dependendo do período da viagem, a dica é programa-la com pelo menos quatro meses de antecedência . Tanto para conseguir melhores preços e pacotes promocionais, quanto para evitar mais gastos durante o passeio . Mesmo com o dólar em alta , algumas empresas estão ‘congelando’ o valor do câmbio para que os consumidores fechem os pacotes de viagem.

Na hora do planejamento, também é importante levar em conta outros aspectos.

Para qualquer tipo de viagem para locais de cultura diferente da nossa, é necessário que você se informe não só dos detalhes normais de qualquer viagem como vistos de entrada e roupas adequadas etc. Como estamos falando de países árabes e Índia, a preocupação com o comportamento sociorreligioso é muito importante. Principalmente para mulheres que pretendem viajar sozinhas.

De uma maneira geral, nos países árabes, aí consideramos o Egito e os Emirados Árabes, onde estão Dubai e Abu Dhabi, as sociedades são patriarcais e têm grande influência religiosa. Na Índia, por exemplo, você e suas amigas também devem estar atentas principalmente na maneira de se vestir.

Outra preocupação é quanto à alimentação e a água que se ingere. Alimentos condimentados, clima quente e úmido são condições propícias para infecção gastro-intestinal.

Programem o período mais adequado para viajar a esses locais. Evitem o verão devido ao calor excessivo e a época de Monções também,quando chove torrencialmente na Índia durante o dia , causando enchentes.
Atentem-se para os vistos, já que cada um desses países faz exigências específicas. Lembrem-se da vacinação obrigatória contra a Febre Amarela, principalmente para o Egito e Índia.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Últimas de _legado_Economia