Reclamar, Adianta: Contando, ninguém acredita!

Consumidor tomou a inacreditável decisão de ingerir quantidades menores às indicadas pelo seu médico

Por O Dia

Rio - Que os preços dos medicamentos aumentaram, disso não há dúvida. Este mês, o consumidor viu reajuste de até 20%. Explicações? Laboratórios reduziram os descontos para as farmácias. E estas, por isto, desistiram de dar descontos aos consumidores. A culpa, segundo os fabricantes, é da alta do dólar, que atinge os custos de produção. Quem compra remédios regularmente encontrava abatimentos de mais de 50% há uns dois meses — genéricos, então, podiam chegar a 70% de desconto.

Genéricos sempre custaram a metade, até mesmo porque, por lei, devem ser pelo menos 35% mais baratos que os de marca. O dado surpreendente, contudo, é que o consumidor tomou a inacreditável decisão de ingerir quantidades menores às indicadas pelo seu médico. Na alimentação, pode-se até trocar a carne de primeira pela de segunda. Na farmácia, a saída foi ingerir menos comprimidos...

?ALÉM DA FRANQUIA

Tenho um Oi Fixo com franquia de 200 minutos. Todos os meses cobram o uso de minutos além da franquia. Não entendo essa cobrança, pois na minha casa todos temos celular e usamos mais o móvel do que o telefone fixo!, Maria Efigênia de Souza

Esclarecemos que a cobrança está correta, pois a cliente excedeu a franquia de minutos contratados. Informamos que, por liberalidade, será concedido o valor de R$22,67 de créditos em contas futuras da leitora. Oi

VAZAMENTO DE ÁGUA

No último domingo estourou um cano da Cedae na Rua Daniel Machado Netto, na altura do número 35, na Pavuna. Nós, moradores, já fizemos várias reclamações para a Cedae, e nada! Estamos desesperados, pois já estamos sem água!, Regina Silva dos Santos

Informamos que, logo após que recebemos a notificação, encaminhamos uma equipe ao local que providenciou o reparo. O abastecimento de água também foi normalizado.Nova Cedae

COBRANÇA ABUSIVA?

Quase todos os dias eu recebo telefonemas, torpedos e e-mails da empresa Intelserv, a respeito de uma cobrança de uma dívida com o Banco Itaú. Infelizmente eu estou desempregado e não tenho como, neste momento, honrar a dívida. Inclusive eu já informei sobre essa minha situação ao banco. Solicito que o Itaú pare de mandar ameaças para o meu e-mail, por empresas de terceiros, dizendo que terei meus bens penhorados, João Luiz Martins Pimentel

O Banco Itaú esclarece ao leitor que os contatos efetuados estão dentro dos padrões que determinam a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), não havendo quaisquer irregularidades no processo. Quanto à prestação de serviços da Assessoria de Cobrança, contestada pelo cliente, informamos que adotamos as medidas cabíveis para solução.Itaú

DEFEITO REPETIDO

Comprei um computador da marca Positivo nas Casas Bahia e adquiri também a garantia estendida para evitar futuras dores de cabeça. Acontece que o computador já foi e voltou da assistência técnica mais de sete vezes e o problema não foi resolvido!, Luciene Maia

Informamos que já foi agendada uma visita técnica para o reparo do produto adquirido pela leitora. A rede reitera que permanece à disposição da cliente para outros esclarecimentos.

PRODUTOS PIRATAS. Pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos mostra que o consumo de produtos piratas diminuiu em mais da metade do país. Entre os brasileiros que consomem itens pirateados, 45% se arrependeram em razão da baixa qualidade. E o preço continua sendo o diferencial que leva à compra.

“Fique de olho em promoções que só são válidas em dinheiro ou de venda casada, prática proibida por lei”, Leonardo Muniz, Leonardo Muniz Advogados

DÚVIDAS FREQUENTES

Por Bruno Bessa, advogado

A garantia estendida nada mais é do que um seguro não obrigatório que pode ser contratado pelo consumidor, em regra, no ato da compra do produto. Segundo o advogado Bruno Bessa, a principal vantagem da garantia estendida é poder utilizá-la quando o produto apresenta defeito após o término da garantia legal e da contratual. “O consumidor deve exigir a cópia do contrato e ler atentamente antes de assiná-lo. É importante verificar a duração da garantia e limites ou não da cobertura”, lembra.

A garantia estendida nada mais é que um seguro não obrigatório%2C explica advogadoDivulgação

Vale lembrar que muitas lojas empurram a garantia estendida ao consumidor em troca de promoções. É a famosa venda casada. “O consumidor deve fazer jus ao seu direito de escolha e não adquirir o produto, denunciando aos órgãos de proteção do consumidor.”

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Coluna de Átila Nunes






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