Passageiros andam entre os trilhos, no dia em que Osório usa transporte público

Trem do ramal Japeri apresentou problemas pela segunda vez nesta semana, em Deodoro. Osório utilizou composição do mesmo ramal nessa manhã

Por O Dia

Passageiros andaram entre os trilhos em pleno sol das 13h%2C de Deodoro até a Vila MilitarWhatsApp O DIA (98762-8248)

Rio - Um dia após Carlos Roberto Osório assumir a Secretaria Estadual de Transportes e no dia em que o próprio utilizou os modais para conhecer as necessidades dos passageiros, usuários dos trens da SuperVia tiveram uma manhã de transtornos. Um trem do ramal Japeri, que seguia da Central do Brasil para o município da Baixada Fluminense, apresentou um problema no pantógrafo (equipamento que liga a composição à rede aérea), por volta das 11h36 desta sexta-feira, quando deixava a estação Deodoro, na Zona Norte. Passageiros tiveram que desembarcar na via férrea e caminhar entre os trilhos até a plataforma da estação, onde seguiram viagem em outras composições.

A ocorrência causou atrasos no ramal Japeri. Até as 15h20 desta sexta-feira, os intervalos na circulação ainda não tinham sido totalmente regularizados, pois os trens daquele ramal precisavam aguardar ordem de circulação para passar naquele trecho da via férrea, que teve uma linha ocupada pelo trem com problemas até que ele fosse retirado do local, o que só veio a acontecer às 14h20. A composição foi encaminhada para uma oficina da concessionária.

Através do WhatsApp do DIA (98762-8248), um passageiro fez reclamações e cobranças a Carlos Roberto Osório. "Mais uma vez tivemos que andar a pé pelos trilhos, debaixo deste sol quente de 13h. Secretário de Transportes, tome uma providência", disse uma usuária que não quis se identificar.

Carlos Roberto Osório conversa com passageiro do metrô no primeiro dia útil de sua gestão como secretário estadual de TransportesFernando Souza / Agência O Dia

Osório utiliza transporte público

Nomeado secretário estadual de Transportes nesta quinta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão, Carlos Roberto Osório tirou o primeiro dia útil de sua gestão para usar todos os modais que são de responsabilidade de sua pasta.

Ele começou sua viagem às 5h50 desta sexta-feira em Japeri, na Baixada Fluminense, e seguiu num trem da SuperVia até a Central do Brasil, onde foi em uma composição do MetrôRio até a estação Carioca. Na Praça XV, Osório embarcou em uma barca da CCR e viajou até a Praça Arariboia, em Niterói, na Região Metropolitana. De lá, ele retornou ao Rio em um ônibus intermunicipal.

Segundo Osório, o objetivo das viagens não foi fiscalizar os transportes. "Hoje é objetivo é conversar com os usuários para saber a demanda deles, sabes o que eles querem de melhorias", afirmou. "As pessoas falaram que estão reconhecendo melhorias feitas nos modais, mas elas também reclamaram de uma aumento na demanda, que tem causado lotação. Vou trabalhar para melhorar essa questão", disse.

Passageiros andam entre os trilhos, após problema em trem em Deodoro, no último dia do anoWhatsApp O DIA (98762-8248)

Passageiros andam entre os trilhos no último dia do ano

No último dia de 2014 e um dia após ser anunciado o aumento na tarifa dos trens, passageiros da SuperVia também tiveram que andar entre os trilhos em Deodoro. Um trem do ramal Japeri apresentou o mesmo problema registrado nesta sexta-feira, uma ocorrência no pantógrafo (equipamento que liga a composição à rede aérea), no bairro da Zona Norte da cidade, por volta das 13h desta quarta-feira, quando seguia para a Central do Brasil. Imagens foram enviadas para o WhatsApp do DIA (98762-8248).

Devido à ocorrência no trem do ramal Japeri, outro trem que estava parado na plataforma da estação teve sua viagem atrasada. De acordo com a SuperVia, técnicos foram para o local e fizeram o reparo do equipamento. Os passageiros das duas composições seguiram viagem em outros trens. A concessionária informou que a circulação não foi afetada devido ao funcionamento em esquema de feriado na quarta-feira, 31 de dezembro.

Leia: Paes diz que não teme protestos por conta de aumento na tarifa dos ônibus

"Em pleno dia 31 de dezembro, pessoas andando na linha porque um trem novo está com problemas", relatou, indignado, o leitor Pedro Kappaum. Nesta terça-feira, a Agetransp (agência reguladora dos transportes) anunciou aumento na tarifa do trem. O valor das passagens irá dos atuais R$ 3,20 para R$ 3,30. A SuperVia poderá cobrar este novo valor a partir do dia 12 de fevereiro, desde que os usuários sejam informados 30 dias antes.

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas