Alerj debate planos estratégicos para a Região Metropolitana do Rio

Evento gratuito Modelar Metrópole busca soluções de desenvolvimento para os próximos 25 anos

Por O Dia

Rio - Debater os desafios e soluções para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro visando a construção de um plano estratégico de desenvolvimento urbano integrado é o objetivo da série de eventos Modelar a Metrópole. O plano diretor da Região Metropolitana será discutido na próxima quarta-feira (29/06), das 9h30 às 13h, no Plenário da Alerj.

No encontro organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, presidido pela Alerj, Vicente Loureiro, diretor executivo da Câmara Metropolitana, e Alexandre Weber, do Consórcio Quanta-Lerner abordarao as etapas da construção do plano, e falarão sobre os próximos passos desse desafio. "A ALERJ está debatendo o projeto de lei que cria a governança metropolitana e nada mais oportuno do que conhecer melhor como o Plano está se desdobrando e avançando", explica o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Jorge Picciani (PMDB).

Durante a palestra os deputados conhecerão como o plano está sendo desenvolvido, de que forma se dá a participação da sociedade, os prazos e a importância da instituição da governança compartilhada (PLC 10/2015) para dar sustentação ao plano.

O crescimento desordenado dos 21 municípios que compõem a região metropolitana fluminense e falta de políticas públicas integradas nortearam a necessidade de elaboração de um modelo de desenvolvimento que tenha como principio traçar planos conjuntos para o desenvolvimento econômico, revitalização ambiental e políticas habitacionais nos próximos 25 anos (até 2040), com investimentos e acompanhamento do Banco Mundial.

Nesta série de encontros Modelar a Metrópole, a Câmara Metropolitana reune representantes do poder público, empresariado, concessionárias, academia e sociedade civil durante a etapa de diagnóstico e visão de futuro do Plano. Até o momento foram realizadas três oficinas, num total de 800 participantes. Alem dos deputados estão sendo convidados a participar do evento os vereadores de todas as camaras municipais da Região Metropolitana.

Para inscrever-se basta enviar um email para forumdedesenvolvimento@alerj.rj.gov.br, informando nome completo e cargo.

Últimas de Rio De Janeiro