Reclamar Adianta: quando a esmola é demais, até o santo desconfia!

A Black Friday será realizada na próxima semana, mas desde agora é bom que o consumidor fique atento para não cair em armadilhas

Por O Dia

Rio - A Black Friday será realizada na próxima semana, mas desde agora é bom que o consumidor fique atento para não cair em armadilhas. A principal delas são os falsos anúncios criados para roubar dados. Na última semana, um e-mail circulava com uma oferta tentadora. Uma Smart TV LED Ultra HD 60 Polegadas era anunciada por apenas R$ 1.049, quando o preço real é de mais de R$ 4 mil. Muitos consumidores foram vítimas do falso e-mail. Tenha sempre em mente: quando a esmola é demais, até o santo desconfia. Por isso, redobre a atenção com as mensagens recebidas. Como regra geral, fique atento aos links. Na dúvida, não clique! Atenção também à redação da mensagem. Erros de digitação ou gramaticais indicam a origem suspeita. E, é claro, desconfie de promoções absurdas!

DÚVIDAS FREQUENTES

Tomaz Chaves %2C advo- gado%2C CEO da Dubbio ecofundador da AB2L.Divulgação

O inventário serve para formalizar a transferência de bens de um indivíduo aos seus herdeiros e pode ser feito de duas formas: judicial e extrajudicial. O judicial tramita perante um tribunal específico, enquanto o extrajudicial é processado em cartório. Caso o falecido tenha deixado testamento ou haja herdeiros menores, o inventário somente poderá ser processado judicialmente. Já o inventário extrajudicial é utilizado quando o falecido não tiver deixado testamento e seus herdeiros forem capazes.

No caso de inventário judicial, o juiz irá nomear um inventariante, que por sua vez elabora uma lista detalhada dos bens deixados. Os interessados na partilha poderão realizar contestações no prazo de 15 dias. Não havendo impugnação ao laudo de avaliação apresentado por perito ao juiz, será elaborado o termo de últimas declarações. O encerramento do inventário ocorre com a elaboração do 'formal de partilha', em que são os direitos e deveres dos interessados em relação aos bens, possibilitando sua divisão.

FALHAS NO WI-FI

Sou assinante da NET há mais de um ano. Após esse tempo, o modem começou a apresentar defeito. O Wi-Fi não funcionava nos outros cômodos da casa. Chamei o técnico e foi constatado que o modem estava ruim, só que não havia o aparelho para substituir e fui informado que eu teria que comprar outro. Maria Aparecida de Paiva, Turiaçu - Rio de Janeiro

Em atenção à mensagem da Sra. Maria Aparecida de Paiva Feitosa, a NET informa que entrou em contato com a cliente e fez os ajustes na fatura. Assessoria de Imprensa NET

LINHA MUDA 

A Oi está fazendo reparos nas linhas telefônicas na minha área há mais de um mês. Em razão disso, estou sem telefone. Já liguei várias vezes e dizem que em 24 ou 48 horas voltará ao normal. Até o momento a minha linha continua muda! Preciso do telefone para trabalhar. Ednalva Alves, Marambaia - Itaboraí.

A operadora Oi entrou em contato com o cliente e confirmou que após a solicitação de reparo, o seu telefone voltou a funcionar normalmente. Assessoria de Imprensa da Oi

NÃO COMPREI

Dia 20/08 foi realizada uma compra com o meu login e o cartão de crédito de uma outra pessoa no site da Centauro. O produto foi entregue na minha casa e está lá até hoje. Já pedi para retirarem inúmeras vezes. Pedi também para que excluíssem o meu cadastro do site. A loja informou que não era possível fazer isso. Daniel Guimarães, Taquara - Rio de Janeiro.

A empresa informa que, desde agosto, realizou uma série de tentativas de retirada dos produtos no local informado pelo cliente, porém não havia ninguém no local. O cliente já foi contatado para novo agendamento e retirada dos itens. Assessoria de Imprensa 

CONTAS DE LUZ

Em maio de 2016 a Light enviou uma conta no valor de mais de R$ 2 mil. Em contato com a empresa, fomos informados de que trata de uma cobrança por estimativa. Já estávamos com contas acumuladas. Não sabemos o que fazer. Tamires dos Santos, KM 32 - Nova Iguaçu.

As informações e os esclarecimentos detalhados foram repassados à cliente, via contato telefônico. Ela foi aconselhada a comparecer a uma agência comercial da Light para verificar a possibilidade do parcelamento. Assessoria de Imprensa Light

 

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