Antigo Zoo faz 130 anos com festa no fim de semana

Parque Recanto do Travador, em Vila Isabel, será palco de shows e atividades culturais. Área terá restauração de bens tombados

Por O Dia

Espaço foi sede do Zoológico do Rio entre os anos de 1888 e 1940
Espaço foi sede do Zoológico do Rio entre os anos de 1888 e 1940 - DIVULGAÇÃO

O Parque Recanto do Trovador, em Vila Isabel, que foi sede do Jardim Zoológico do Rio entre 1888 e 1940, completa 130 anos com direito a uma grande festa no final de semana. A área verde foi adotada pelo Instituto Eventos Ambientais (IEVA), que busca parceiros para fazer restaurações em bens tombados do espaço.

A Fundação Parques e Jardins prepara uma programação intensa para o final de semana com shows, exibição de documentários e atividades culturais, das 9h às 17h. O evento vai contar ainda, com a apresentação da banda da Guarda Municipal e a participação de integrantes da escola de samba Unidos de Vila Isabel. Uma ação social, também será realizada no local, com a prestação de serviços administrativos, como isenção de emissão para segunda via da carteira de identidade, certidões de nascimento e casamento, além de programa de vacinação a cães e gatos.

Como programa de restauração, o IEVA tenta parceiros para reformar obras no interior do parque, como a Bacia do Elefante e a Lanterna Japonesa. O modelo de adoção compartilhada servirá como base do projeto piloto, voltado para experimentação de novos conceitos a serem implementados pela Fundação Parques e Jardins.

Para o secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Jorge Felippe Neto, o Recanto do Trovador é um espaço essencial para os moradores de Vila Isabel. "Muito mais do que uma adoção, é um resgate da história de um local tão representativo para nossa cidade", explicou o secretário.

A Fundação Parques e Jardins contabiliza 183 processos de adoção vigentes que, juntos, somam quase 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas na cidade do Rio, gerando uma economia de R$ 15 milhões anuais de recursos que seriam destinados à manutenção de praças, parques, monumentos e árvores da cidade.

Como parte das comemorações, o Parque também vai receber 18 mudas de árvores que serão plantadas pela Fundação, incluindo espécies de ipê roxo, pau-ferro, pau brasil e tamarindo.

Galeria de Fotos

Espaço foi sede do Zoológico do Rio entre os anos de 1888 e 1940 DIVULGAÇÃO
Inspiração veio de linhas e traços nórdicos fotos divulgação

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro