Filme ‘Mad Max: Estrada da Fúria’ apresenta temas essenciais em meio à ação

Longa retoma a franquia que consagrou Mel Gibson e faz análise de problemas atuais. Cotação: *** Muito Bom

Por O Dia

Rio - Fanatismo religioso, a luta contra a escassez da água e a busca por uma sociedade onde as mulheres sejam dominantes. E há mais, bem mais que isso. ‘Mad Max: Estrada da Fúria’ trata de tantos temas que seria mero reducionismo enxergá-lo apenas como a retomada da franquia que, entre o fim dos anos 1970 e meados dos 1980, consagrou Mel Gibson como um astro de ação. Tom Hardy assume o personagem com méritos, e o diretor George Miller comanda a produção com a mesma familiaridade e destreza de quem conduziu os três episódios anteriores.  

O ex-policial (Tom Hardy) em uma das várias perseguições na estradaDivulgação


Na trama, o ex-policial Max Rockatansky continua a vagar por um mundo pós-apocalíptico. Aqui, ele é capturado por habitantes de uma cidade dominada por um líder messiânico que impede que o restante da população tenha acesso à água. Sua principal guerreira se chama Imperator Furiosa, interpretada de forma visceral por Charlize Theron, que decide escapar, levando seu principal tesouro. No caminho, contará com a ajuda de Max.

Com quase nenhum efeito digital, o filme mantém a tradição de seus predecessores e chama a atenção pelas impressionantes sequências de perseguição e acidentes em estradas desérticas. Miller ainda domina a arte de fazer com que a adrenalina jorre na corrente sanguínea do espectador a cada vez que os veículos — todos decadentes e adaptados para o combate — entram na tela. Sua câmera de andamento acelerado permanece eficiente.

Mas que ninguém se engane: ‘Mad Max: Estrada da Fúria’ não é apenas uma narrativa cuja meta é produzir uma sequência de crises de taquicardia. Ao fazer uma análise no futuro de problemas que enfrentamos hoje, usando a fórmula das melhores ficções científicas, o filme nos mostra que a realidade encarada nos dias atuais pode ser tão árida quanto os desertos cruzados por Mad Max.

Últimas de Diversão