Receita libera lote de restituições

Além de 2015, foram liberadas declarações retidas nos exercícios de 2008 a 2014

Por O Dia

Rio - A Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de declarações do ano passado que estavam presas na malha fina do Fisco. Além de 2015, foram liberadas declarações retidas nos exercícios de 2008 a 2014. Ao todo, 63.885 contribuintes serão restituídos. O valor total é de R$ 150 milhões.

O pagamento será feito na próxima segunda-feira, com depósito na conta indicada pelo contribuinte. O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não haverá atualização. A correção pela Selic será de 10,85% (correspondente a 2015) e vai até 79,35% (correspondente a 2008).

Para saber se teve a declaração liberada no lote residual, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (https://idg.receita.fazenda.gov.br/) ou ligar para o Receitafone 146 e informar o número do CPF. A Receita também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, ele deverá requerê-la por meio da Internet, pelo Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou pelo e-CAC no link ‘Extrato do Processamento da DIRPF’. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelo do telefone 4004-0001 (capitais). 

Últimas de Economia