Segredos da Stock Car são revelados

Conheça o funcionamento de uma equipe em dia de treino. Daniel Serra fez a pole na etapa de Curitiba

Por O Dia

Paraná - O treino classificatório da Stock Car na tarde de sábado, no Autódromo de Curitiba, foi o fim de uma maratona que começou cedo para as equipes e só terminou no início da noite. Para conhecer melhor um dia de trabalho na categoria, a reportagem do ‘Ataque’ acompanhou de perto o funcionamento da Mobil Super Racing, dos pilotos Átila Abreu e Nonô Figueiredo.

A equipe formada por 11 pessoas, os dois pilotos e o chefe da equipe, Thiago Meneghel, saiu do hotel para o autódromo por volta das 7h30. Nos boxes foram feitos os últimos ajustes nos carros, visando à mudança do frio de sexta-feira para o forte calor.

Daniel Serra fez a pole na etapa de CuritibaDivulgação

No treino livre da manhã, muita conversa entre engenheiros no pitwall e pilotos pelo rádio, anotações de tempo de cada setor da pista e mais ajustes dos mecânicos a cada parada nos boxes.

“O treino livre é muito importante para avaliar as condições para a classificação. Fazemos anotações para ter referência, avaliar os adversários e entender o que acontece na pista. No rádio avisamos se o piloto foi melhor ou pior para saber o que fazer na volta seguinte . A troca é grande”, explica Thiago. Em sua 16ª temporada na Stock, Nonô está acostumado com a rotina de um sábado classificatório, mas a busca pela melhora é contínua.

“Gosto de chegar cedo no autódromo, converso com meu engenheiro, repassamos informações sobre o carro. É a busca pela perfeição”, afirma Nonô, que vê nas conversas por rádio durante as voltas uma forma de evoluir.

“O contato é voltado para sabermos o que funcionou ou não, o que pode ser feito para melhorar. Tem que fazer a leitura adequada. Apesar dessa conversa, você tem que estar concentrado na pista para desempenhar 110%, pois a Stock é muito competitiva.”

À tarde, no treino classificatório, a equipe fez o mesmo ritual, com a preocupação maior de conseguir uma boa posição de largada. Átila conseguiu o quarto melhor tempo e Nonô somente o 18º. A pole ficou com Daniel Serra, da Red Bull Racing. A largada é hoje às 11h.

Últimas de Esporte