Ferdinand visita projeto social e ajuda crianças de comunidade de Vila Isabel

Zagueiro inglês reencontra jovens atletas de escolinha de futebol, presenteia com produtos do Manchester United e se surpreende por estar no berço do samba: 'Muito emocionante'

Por O Dia

Rio - A Copa do Mundo deixou uma brecha para um ídolo inglês fazer solidariedade. O zagueiro Rio Ferdinand não disputou seu quarto Mundial, mas está no Brasil e aproveitou para cumprir uma antiga promessa. O craque de 35 anos voltou a visitar as crianças de um projeto de futebol em Vila Isabel e presenteou os jovens com um pacotão de materiais esportivos do Manchester United, clube que defendeu até a última temporada.

Rio Ferdinand marcou presença na Vila IsabelDiego Mendes / Divulgação

O encontro aconteceu na quadra da Vila Isabel e a recepção foi no melhor estilo carioca: com muito samba. Ferdinand fez a alegria de cerca de 70 crianças que esperavam ansiosamente pela chegada do craque. O passeio ainda fez com que o jogador conhecesse um pouco mais da cultura carioca, visitando todos os cantos da quadra da escola de samba. Longe do samba no pé, o ídolo inglês se arriscou na batucada.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

"Estou muito feliz de estar aqui novamente. É aqui que nasce o samba? Isso tudo é muito legal, muito emocionante", disse o atleta, que chegou a reconhecer alguns dos jovens que já havia encontrado numa primeira visita ao projeto Craque do Futuro.

Outra curiosidade ficou por conta do encontro de Ferdinand com um representante das categorias de base do Fluminense, que já selecionou dois jovens talentos para integrar o Tricolor na sede de Xerém.

Com 35 anos%2C Rio Ferdinand está sem clubeDiego Mendes / Divulgação

"Incrível vocês fazerem parte disso. E os garotos? Estão treinando durante a Copa? Isso é demais", comentou Ferdinand, que comenta a Copa do Mundo para a "BBC".

O projeto, por sua vez, é uma iniciativa em conjunto. Almir e Alexandre são dois irmãos que levam as atividades com as crianças do Morro dos Macacos para frente. As aulas acontecem de duas a três vezes por semana, na quadra localizada na Praça Barão de Drummond. Sem apoio financeiro de nenhum órgão público ou sequer parceiros, a boa ação de Ferdinand é um marco para os organizadores.

"É muito importante para nós. É muito legal ver um projeto que retornou à ativa há oito meses ter um encontro desses. Ver essas crianças conhecendo um grande craque pessoalmente e recebendo todo o apoio que não conseguimos de nenhum parceiro por aqui. Conseguimos tirar essas crianças de caminhos errados e mostrar um novo mundo. É algo realmente emocionante", disse Almir, de 43 anos.

Ferdinand presenteou os jovens com materiais esportivosDiego Mendes / Divulgação

O irmão Alexandre é mais novo. Aos 32 anos, o professor da garotada conta que resolveu embarcar na aventura ao lado do irmão quando viu todo o significado que o projeto teria para as crianças da comunidade.

"O Almir começou sozinho e eu passei a ajudá-lo. Hoje até meu filho participa e gosta muito. Isso que está acontecendo aqui é muito legal. Marcante e emocionante. Vai ficar para sempre na nossa lembrança", comenta Alexandre.

Recentemente, Ferdinand anunciou o desligamento do Manchester United, clube que defendeu por 12 temporadas e se tornou grande ídolo. O zagueiro defendeu a seleção inglesa nas Copas de 1998, 2002 e 2006, tendo ficado fora do Mundial de 2010 em razão de uma lesão.

Últimas de _legado_Copa do Mundo