Vendas de shoppings aumentaram 3%

Desempenho no Natal deste ano foi pouco melhor do que no mesmo período de 2013

Por O Dia

Rio - As vendas das lojas de shoppings foram 3% maiores no Natal deste ano, em relação ao de 2013. O movimento foi registrado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) em pesquisa feita com 150 empresas de varejo que reúnem 7,5 mil lojas em todo o país.

A entidade explicou que quando foram consideradas as mesmas lojas que já atuavam no mesmo período de 2013, o indicador de vendas foi igual ao do ano anterior, ou houve queda. Para a associação, o desempenho em 2014 foi influenciado pela dificuldade dos consumidores terem crédito, pelo aumento dos juros, e a elevação do dólar. A alta da inflação e a falta de segurança com as medidas que o governo vai adotar teriam contribuído para o desempenho fraco das vendas.

O levantamento da associação mostra os segmentos que apresentaram maior crescimento em vendas. Segundo a pesquisa, perfumaria e cosméticos (10%), calçados (9,5%), brinquedos (9,5%), óculos, bijuterias e acessórios (9%), vestuário (8,5%), joias e relógios (8%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (4,5%) foram os segmentos que mais venderam.

ROUPA NOVA

Seis a cada dez brasileiros querem comprar roupa nova para passar o Réveillon.Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal Meu Bolso Feliz revelou que 60% dos consumidores em todas as capitais do país têm a intenção de vestir roupa nova para comemorar a chegada de 2015. No ano passado o percentual era de 74%. O cenário econômico de baixo crescimento, juros elevados e inflação corroendo o poder de compra são fatores que diminuíram a disposição de gastar mais.

Últimas de _legado_Economia