Obsessão por dieta saudável: um novo transtorno à vista

Especialistas alertam que se preocupar demais com qualidade da comida também é uma doença

Por O Dia

Rio - Parece estranho, mas a busca por uma dieta saudável pode ser sinal de doença e até prejudicar a saúde. Isso ocorre quando nutrientes e procedência de cada comida são rigorosamente analisados e só entra no prato o que é considerado ‘puro’ e livre de qualquer perigo. Tal obsessão é conhecida por ortorexia, um novo distúrbio alimentar.

Obsessão por dieta saudável%3A um novo transtorno à vistaArte%3A Mariana Erthal

O problema está no conceito de ‘saudável’, que não segue padrões científicos, mas é criado pelo próprio portador do mal. “A pessoa busca regras alimentares auto-impostas que vão além da boa dieta. Ela restringe cada vez mais os alimentos considerados saudáveis, baseando-se em critérios nada científicos”, diz o psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria da USP.

Frutas e legumes saudáveis podem ser banidos da dieta se forem considerados geneticamente modificados ou tiverem agrotóxicos. De acordo com Lara Natacci, especialista em comportamento alimentar, o ortoréxico evita comer fora de casa (frequentemente, ‘interroga’ o garçom sobre a procedência da comida) e, quando vai ao mercado, passa horas analisando cada rótulo.
Além disso, repreendem pessoas que não seguem os mesmos padrões e curtem um fast food, por exemplo. “Eles preferem alimentos orgânicos, sem traço de aditivos. Preferem não comer a ingerir algo que consideram errado e, quando isso ocorre, sentem culpa”, disse Lara.

Ela alerta que a restrição exagerada e sem acompanhamento de um profissional pode privar a pessoa de nutrientes essenciais e causar doenças. Segundo Lara, problemas como desnutrição, anemia, perda de peso, de massa muscular e até desânimo e depressão podem aparecer. “A pessoa acaba se isolando socialmente, porque evita sair com amigos para comer”.

PERSONALIDADE OBSESSIVA

Ao contrário da anorexia e da bulimia, a ortorexia não é a restrição alimentar na tentativa de perder peso. De acordo com Azevedo, o ortoréxico não tem problema com a imagem corporal, e a preocupação é só a dieta saudável.

Ele diz acreditar que a origem do probelma seja predisposição genética. Em alguns casos, o portador da doença apresenta personalidade obsessiva, com tendência a ser extremamente organizado e ligado a regras e listas.

O psiquiatra explica que a sobrecarga de informações sobre alimentação saudável, a divulgação de dados incorretos e preocupação exagerada com prevenção de doenças também podem desenvolver o mal.

O especialista destaca que o tratamento é feito com nutricionista e psicoterapia, com o objetivo de quebrar a falsa ideia de dieta saudável e de mudar o padrão alimentar. A ortorexia foi criada em 1997, pelo médico norte-americano Steve Bratman, especialista em medicina alternativa. O transtorno do comportamento alimentar ainda não foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.

Opção por comer apenas vegetal cru

No Brasil, já há cerca de cinco mil seguidores do crudivorismo, uma linha do vegetarianismo que consome apenas frutas e vegetais crus. O comportamento, mesmo pouco difundido, conta com número crescente de adeptos.

Um é o escritor Eduardo Corassa, 29 anos. Há sete anos, ele aderiu ao método e relata mais disposição e menor frequência de doenças, como gripe. “Como dois quilos de frutas no almoço e a mesma quantidade de vegetais na janta e me sinto mais disposto”.

FAÇA O TESTE

1 Gasta mais de três horas por dia pensando em alimentos saudáveis?

2 Planeja hoje a alimentação de amanhã?

3 Preocupa-se mais com a qualidade da comida do que com o prazer em comê-la?

4 Percebe que, à medida que a qualidade de sua dieta melhorou, a de sua vida piorou?

5 Está mais restrito a si mesmo?

6 Deixa de experimentar alimentos que você já desejou em favor de alimentos que você acredita que são corretos?

7 Sente melhora na autoestima enquanto come alimentos “saudáveis”?

8 Observa criticamente aqueles que não seguem essa dieta?

9 Sente-se culpado quando ingere alimentos de que você gosta, mas que não estariam em sua dieta?

10 Sua dieta isola você socialmente?

11 Quando come da forma como acha que deveria, tem uma sensação de total controle?

Últimas de _legado_Mundo e Ciência