Até os homens pedem ajuda a Santo Antônio

Pedidos de ajuda ao Santo Casamenteiro já não são exclusividade das mulheres. Igreja no Largo da Carioca reabre amanhã após dois anos fechada para obras

Por O Dia

Rio - Não são só elas que contam com a ajuda divina para subir ao altar. Devotos de Santo Antônio, os homens também recorrem ao Santo Casamenteiro — como mostram os pedidos depositados em urnas no Santuário, no Largo da Carioca.

“Os homens pedem a Santo Antônio para encontrar a pessoa amada. Indicam até a cor dos olhos e dos cabelos. São exigentes”, revela frei Ivo Müller, guardião do convento.

Após dois anos de restauro, a Igreja de Santo Antônio reabrirá amanhã as portas para celebrar o dia de um dos santos mais queridos dos brasileiros. São esperados cerca de 120 mil fiéis para a festa que começa às 5h30, com a primeira missa.

Frei Ivo Müller%2C guardião da Igreja de Santo Antônio%2C no Centro%3A além de casamentos%2C pedidos para comprar casa própria e passar em concursosAlexandre Brum / Agência O Dia

As celebrações ocorrerão a cada hora e meia, até 19h. Haverá distribuição de pãezinhos, que como manda a tradição, devem ser guardados em lata de mantimentos para que não falte alimento na casa. A programação terá quermesse com comidas típicas e o tradicional bolo de Santo Antônio.

Segundo frei Ivo, além dos pedidos de casamento, os fiéis procuram Santo Antônio para conseguir emprego, pagar dívidas, comprar a casa própria e passar em concursos. “A pessoa promete que doará o primeiro salário para as obras da igreja”, diz o religioso.

A aposentada Adalgisa Valente trabalha como voluntária no santuário para retribuir a graça alcançada. “Meu marido se curou de um câncer”, conta. Como ela, as professoras Maria de Fátima Nepomuceno, 56 anos, e Valéria Schettini, 58, são devotas do padroeiro.

Valéria%2C Maria de Fátima e Adalgisa com a imagem do santo%3A muita féAlexandre Brum / Agência O Dia

“Conheci meu marido há 37 anos numa festa de Santo Antônio”, diz Valéria. Maria de Fátima também atribui ao santo a cura de uma doença grave contraída pelo filho.

Padroeiro de duas cidades da Baixada

Em Nova Iguaçu e em Duque de Caxias, será feriado, para homenagear o santo padroeiro dos dois municípios da Baixada. Este ano, em virtude da Jornada Mundial da Juventude, o tema da festa será: Santo Antônio, Juventude e Fé!

Em Nova Iguaçu haverá festa na Catedral de Santo Antônio, na Avenida Marechal Floriano e no pátio da Paróquia de Santo Antônio, no bairro da Prata. Nas duas cidades, haverá procissão, distribuição de pães, barracas com comidas típicas e shows com artistas locais.

Simpatias

-Arrumar marido

Candidatas devem retirar o Menino Jesus do colo de Santo Antônio e só devolvê-lo no casamento. E também virar a estátua do santo de cabeça para baixo, num copo com água, e só desvirar quando surgir o amado.

-Casamenteiro

A fama teria origem na ajuda dada a duas moças que não tinham dote para o pretendente. Santo Antônio teria jogado saquinhos de moedas pela chaminé das donzelas que finalmente conseguiram se casar.

Últimas de Rio De Janeiro