Festa olímpica no Porto terá 80 shows

No Boulevard, haverá três palcos e transmissões dos Jogos. Madureira e Campo Grande também terão eventos

Por O Dia

Rio - Cariocas e turistas poderão assistir a mais de 80 shows nos três palcos do Boulevard Olímpico na Zona Portuária para durante os Jogos. Todos os dias, a partir de 5 de agosto, as atrações no Boulevard começam às 9h e acabam meia-noite, com telões que mostrarão as principais competições e cerimônias de abertura e encerramento.

Além da área na Zona Portuária, que terá quase três quilômetros de extensão e será a maior delas, haverá Boulevard Olímpico em mais dois espaços públicos da cidade: no Parque Madureira, na Zona Norte; e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste.

Ao todo, 234 artistas se apresentarão, entre artistas de rua e nomes conhecidos. No palco principal no Boulevard da Zona Portuária, que já está sendo montado na Praça Mauá, chamado de Encontros, entre os principais nomes estão músicos de diferentes estilos, como Luiz Melodia, Diogo Nogueira, Lafayette e os Tremendões, Ana Añas, Johnny Hooker, Elza Soares, Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi.

“Os ‘live sites’ da cidade, para quem não conhece, são uma espécie de ‘fan fest’. A gente teve na época da Copa do Mundo. O coração da Copa do Mundo foi ali em Copacabana, no FIFA Fan Fest, e agora, durante os Jogos Olímpicos, a gente vai ter o coração aqui na Região Portuária e também acontecendo em mais dois lugares da cidade”, explicou o secretário de Turismo Antônio Pedro Figueira de Mello.

O Boulevard tem o maior grafite do mundo%2C de Eduardo KobraSandro Vox / Agência O Dia

A Pira Olímpica ficará também na área do Boulevard da Zona Portuária, em frente à Igreja da Candelária. Será a primeira vez que o símbolo dos Jogos será instalado fora de um estádio olímpico. Todos os dias, às 22h, haverá uma queima de fogos de artifício atrás do Museu do Amanhã. No Boulevard, também fica exposto ao público o maior grafite do mundo: um painel de 2,5 mil metros quadrados, assinado pelo muralista Eduardo Kobra e que se chama “Etnias”, simbolizando os cinco continentes.

Área nova no aeroporto

O Aeroporto do Galeão foi modernizado para a Olimpíada e Paraolimpíada e pretende receber um público de 1,5 milhão de pessoas nos dois terminais durante os eventos. Para isso, foi construído o Píer Sul, uma nova infraestrutura de 100 mil m² que conta com 26 novas pontes de embarque. O aeroporto também passou a contar com mais de 24 mil m² de área comercial, entre lojas e restaurantes.

Na área tecnológica, no Terminal 2, houve a instalação de seis pórticos de raio-x, 14 elevadores e 16 escadas rolantes. Para facilitar o trânsito do visitante pelo aeroporto foi lançado o aplicativo do RIOgaleão. Nele, é possível acompanhar voos e estimar o tempo para chegar ao aeroporto.

Rodoviária alerta contra terrorismo

Uma das portas de entrada do Rio, a Rodoviária Novo Rio se prepara para receber cerca de 2,4 milhões de passageiros durante os Jogos Olímpicos, quase o dobro do registrado na Copa, que foi de 1,5 milhão.

Desses, 250 mil são turistas estrangeiros. Para isso, o local conta com uma equipe de segurança três vezes maior que o efetivo normal. Foram instaladas cerca de 30 TVs onde passam informativos sobre como lidar em situações suspeitas de terrorismo, como o esquecimento de malas. Nesses casos, a orientação é acionar um segurança.

Confusão nos ingressos do futebol

Pessoas que compraram ingressos para as partidas de futebol da Olimpíada estão reclamando de uma confusão no local das partidas. Ao comprá-los no site, muitos adquiriram os bilhetes achando que eram para o Maracanã, mas, ao recebê-los, viram que eram para o Estádio Olímpico, o Engenhão. No site de compra e no e-mail de confirmação da aquisição, o local de competição informava apenas “Estádio Olímpico / Maracanã”. A explicação dada na central de atendimento de vendas é que “o Engenhão faz parte da Zona Maracanã”, uma das quatro demarcadas pelo comitê. No e-mail, porém, o “Zona” foi ocultado.

"Podia ter sido feito melhor, mas não foi um erro”, explicou o diretor de comunicação do Rio 2016, Mario Andrada, acrescentando que quem quiser desistir da partida pode pedir a devolução do dinheiro. Hoje, a partir das 12h, será colocado à venda o último lote de ingressos para todos os eventos dos Jogos.

Atrações

?Zona Portuária

O Palco Encontros, o principal, terá shows diários, sempre de 13h às 15h, e de 20h às 23h. Na Praça 15, será montado o Palco Tendências, com o encontro de carnavais, que reunirá escolas e blocos. O terceiro palco da região será o Palco Amanhã, que apresentará novas vertentes da música brasileira na Gamboa. A área também terá um balão panorâmico que subirá a 150 metros de altura e um Bungee jump.

Madureira

O Parque Madureira terá batalhas de passinho e shows de velhas guardas de escolas de samba, Baile do Sany Pitbull e outros.

Campo Grande

No Centro Esportivo Miécimo da Silva haverá a prática de esportes com supervisão, além de shows com artistas como Diogo Nogueira e Anitta.

?Colaboraram Bruna Fantti e Paola Lucas

Últimas de Rio De Janeiro