Experimento social mostra realidade de moradores do Complexo do Alemão

Vídeo, batizado como 'O Som da Guerra' apresentou áudios tiroteios da comunidade aos turistas e cariocas que circulavam pela Zona Sul

Por O Dia

Rio - O jornal comunitário "Voz das Comunidades", lançou nesta terça-feira, uma campanha para chamar atenção e mostrar a realidade que os moradores das comunidades enfrentam no cotidiano. No experimento social, batizado como "O Som da Guerra", os jornalistas da ONG apresentam áudios de tiroteios no Complexo do Alemão, na Norte do Rio, aos turistas e cariocas que circulavam pelo Leblon, na Zona Sul. 

De acordo com os idealizadores do projeto, respostas como "Síria" e "Afeganistão", só reforçaram que a realidade enfrentada pelos moradores é similar a uma guerra. “É importante que a população tenha noção de que essa realidade está sendo vivida por milhares pessoas em favelas na mesma cidade em que elas vivem. Isso não pode ser normal. É um contraste muito grande”, explica Rene Silva. 

O fotojornalista Betinho Casas Novas e o publicitário Pedro Portugal, contam que a ideia surgiu depois dos últimos acontecimentos no Complexo do Alemão, quando nove pessoas foram baleadas em apenas quatro dias.


Últimas de Rio De Janeiro