Operação verão chega hoje às praias

Agentes vão controlar o trânsito e prevenir pequenos delitos

Por O Dia

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) inicia hoje a Operação Verão 2017-2018, com objetivo de ordenar o trânsito, além de colaborar com o planejamento de segurança da orla das zonas Sul e Oeste. A instituição dará continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública no início do ano, de forma integrada com a Polícia Militar e as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Transportes.

De acordo com a comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, a integração entre os órgãos da Prefeitura, aliadas às ações de inteligência, funcionam como uma resposta às necessidades da população."Vamos repetir a fórmula que deu certo no último verão, quando conseguimos acabar com os arrastões", declarou.

De acordo com a prefeitura, a operação vai contar com 381 guardas municipais, sendo 59 voltados exclusivamente para ações de trânsito, durante os finais de semana e feriados até o término da operação, em março do ano que vem. Desse efetivo, 66 agentes farão patrulhamento nos Parques Madureira e Radical de Deodoro. Também será montada base avançada na Pedra do Arpoador, onde quatro guardas do Grupamento Especial de Praia vão patrulhar na faixa de areia, das 10h às 20h.

A operação terá auxílio do videopatrulhamento, com 80 câmeras, do Centro de Operações Rio, que será redirecionado para capturar imagens da orla e da faixa de areia. Os vídeos com possíveis flagrantes de crimes serão cedidos à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

O patrulhamento do trânsito será em pontos estratégicos, em locais com maior fluxo de pessoas durante o verão, como a Cachoeira do Horto, Parque dos Patins, Estrada das Canoas, Pedra Bonita e Vista Chinesa.

Já na orla, serão feitos bloqueios de vias para melhorar a fluidez e ordenar o estacionamento nas ruas. Durante a operação, os guardas vão usar o novo uniforme, nas cores azul e preta. A mudança foi feita para dar mais visibilidade aos agentes que atuam na areia, facilitando a localização por banhistas.

Nos seis meses da última Operação Verão, com dados divulgado em abril deste ano, a Guarda Municipal fez 5.045 registros e atuou nas prisões de 136 crimes na orla.

Galeria de Fotos

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro recebe fez patrulhamento em Copacabana, Zona Sul , para flagrar ambulantes ilegais e pequenos delitos. Dois homens foram detidos, um senegalês foi algemado e teve sua mercadoria apreendida. Maíra Coelho / Agência O Dia
Polícia Militar dará apoio no patrulhamento em toda orla carioca Alexandre Brum

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro