01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

RETA FINAL DO ENEM

Por O Dia

Ocandidato que está a caminho da primeira prova do Enem, no próximo domingo, deve estar em dúvida sobre o que fazer nesses últimos dias que faltam. Se manter estudando, para não perder o ritmo, ou dar uma relaxada, para chegar na hora do exame descansado?

A sugestão da coluna é: mantenha o equilíbrio. Ou seja, use boa parte do tempo para revisar as matérias, para fixar os temas mais difíceis e para focar nos assuntos da primeira etapa. Esta é uma das maiores vantagens de ter este ano o Enem dividido em dois domingos de prova. Assim, Linguagens, Ciências Humanas e Redação podem ser priorizados nestes dias. As outras matérias ficam para a próxima semana.

Não é hora de se aprofundar em assunto algum, apenas rever pontos já estudados para tentar fixar melhor, fazer alguns exercícios de escrita, ler os jornais para relembrar temas atuais que poderão ser tema da redação.

Para equilibrar, por volta de quinta-feira ou sexta-feira, o candidato já pode pensar em relaxar, para amenizar a tensão que toma conta de todos nessa reta final. Professores experientes recomendam que o candidato faça atividades de lazer, para se distrair, mas sempre mantendo o que já está acostumado a fazer. Nada de esportes radicais, apenas um lazer leve, relaxante. A ideia é chegar ao local de prova, no domingo, seguro por ter estudado e disposto por ter descansado.