Abono de 2015 foi atualizado

Por

Os servidores lembram que o atraso dos pagamentos começou em dezembro de 2015, mas que, em relação ao 13º, o estado corrigiu o valor daquele ano para quem recebeu depois. De acordo com informações do Planejamento (antes de a pasta ser integrada à Fazenda), em 2015, houve depósito da 1ª parcela do 13º em julho. Já a 2ª metade foi parcelada em cinco vezes. Os primeiros 20% foram pagos em 17 de dezembro.

"As outras parcelas, acrescidas de 1,93%, a título de indenização pelo não adimplemento do estado no prazo devido", foram pagas em 18 de janeiro, 17 de fevereiro, 17 de março e 18 de abril de 2016.

Em relação ao pagamento do atrasado de 2016, tudo está atrelado ao empréstimo. E o aval da União foi dado na última sexta. Em solenidade, o presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, autorizaram o Rio a fazer a operação, que terá ações da Cedae em contragarantia.

A primeira parte do dinheiro (R$ 2 bilhões) entra no caixa três dias úteis após a publicação da assinatura do contrato. Pezão disse que imediatamente o atrasado referente ao 13º será pago, que deve ocorrer esta semana, entre quarta e sexta-feira. Os R$ 900 milhões têm previsão de chegar em 60 dias, mas Pezão disse que vem trabalhando para que estejam disponíveis no mês de janeiro de 2018.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários