Copa inspira programas de culinária do Fox Life

No ‘Brasil no Prato’, Carla Pernambuco ensina receitas de países que disputarão o Mundial. No ‘Programa da Palmirinha’, chefs convidados falam de futebol

Por O Dia

Rio - A Copa invadiu a cozinha. A dez dias do começo do Mundial no Brasil, o evento é tema de dois dos principais programas de culinária do Fox Life. A chef Carla Pernambuco explora os pratos típicos de sete países que vão disputar o torneio no ‘Brasil no Prato’, que estreia sua quarta temporada hoje, às 17h30, com uma maratona de oito episódios seguidos e participação do ex-jogador Denílson, campeão do mundo em 2002 e comentarista da Band.

Na próxima quarta, às 21h45, é a vez de Palmirinha Onofre entrar no clima da competição com receitas especiais e a visita dos chefs Guga Rocha, Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel e João Alcântara para falar de futebol no ‘Programa da Palmirinha’. Carla Pernambuco ensina os truques da gastronomia de Portugal, México, Itália, Peru, Coreia, Alemanha, França e, claro, Brasil.

Palmirinha recebe a visita dos chefs Carlos Bertolazzi (E)%2C Guga Rocha%2C João Alcântara e Dalton Rangel Divulgação

“A maior parte dos países que disputarão a Copa tem algum tipo de participação no conjunto de sabores que compõe hoje o que chamamos de ‘cozinha brasileira’. Sejam colonizadores, imigrantes ou pequenos núcleos que acabaram se instalando e se integrando socialmente”, explica a chef.

A primeira receita é portuguesa: Brandade de Bacalhau Fresco. Carla ainda roda São Paulo em busca do típico bolinho de bacalhau, na companhia da chef portuguesa Ilda Vinagre. De volta à cozinha, ela prepara lascas de bacalhau com ovo frito com ajuda do chef português Luis Espadana.

No episódio dedicado ao Brasil, ela fala de futebol e ensina a fazer bolinho de arroz. Mas é a visita de Denílson o ponto alto do programa. Dividindo o fogão com o ex-craque da Seleção, ela faz uma carne-seca desfiada com purê de abóbora.

“Foi uma delícia a participação dele, porque é muito divertido e adora cozinhar. Mas eu passei vergonha (risos). Ele adora carne-seca, mas odeia purê de abóbora. E mandou bem na caipirosca”, conta Carla.
Na quarta-feira, Palmirinha recebe os chefs que comandam o ‘Homens Gourmet’, vestidos com a camisa do Brasil. Enquanto ela prepara uma foccacia, eles falam de comida e futebol. Depois, Guga, Carlos, Dalton e João assumem o fogão e fazem bolinhos de feijoada.

Últimas de Diversão