Metrô terá esquema especial para blocos de rua neste fim de semana

Desfiles em Ipanema e no Centro alteram funcionamento das estações. Último dia de ensaio técnico na Sapucaí contará com planejamento especial

Por O Dia

Rio - Um esquema especial para os usuários que vão curtir os blocos neste fim de semana que antecede o Carnaval está sendo preparado pelo MetrôRio. No encerramento do ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, no domingo, haverá extensão de embarque na estação Praça Onze até 1h de segunda-feira. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.

Segundo a empresa, durante a operação para os blocos de rua, haverá redução no intervalo dos trens, aumentando o número de lugares em relação à oferta usual e reforço das equipes de bilheteria e segurança. Os passageiros deverão realizar a transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio. Excepcionalmente neste fim de semana, o embarque com bicicletas e pranchas de surfe não será permitido.

A Concessionária recomenda que os usuários comprem o cartão pré-pago com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões unitário do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão Riocard.

O Calma%2C Calma%2C Sua Piranha coloriu as ruas de Botafogo%2C na Zona Sul. Fantasias brincaram com temas atuaisSeverino Silva / Agência O Dia

Zona Sul

A estação General Osório contará com um esquema diferenciado de embarque, no sábado e no domingo. O acesso Teixeira de Melo estará aberto para desembarque e embarque, exclusivamente, de usuários com cartões pré-adquiridos (cartões pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões Riocard, Vale-Transporte e Bilhete Único). Os passageiros que não possuírem os cartões pré-adquiridos poderão comprar nas bilheterias dos acessos da Rua Sá Ferreira e da Rua Jangadeiros/Praça General Osório.

Estes três acessos estarão abertos normalmente para embarque e desembarque. Também no domingo, as estações de Copacabana terão reforço das equipes de segurança e bilheteria em virtude do desfile do bloco Chora Me Liga.

Esse final de semana ocorrerá o último ensaio técnico na SapucaíFoto%3A André Luiz Mello / Agência O Dia

Centro

A estação Carioca contará com bilheterias na área externa da estação, junto ao acesso principal, na Av. Rio Branco. Não haverá venda de cartões nas bilheterias internas. A Concessionária recomenda que os foliões comprem suas passagens antecipadamente e deem preferência ao cartão Pré-Pago, que permite múltiplas viagens. Durante toda a operação de domingo, as estações Catete, Cinelândia e Presidente Vargas permanecerão fechadas.

No centro, o Bloco da Preta promete levar uma multidão para a Avenida Rio BrancoFoto%3A Severino Silva / Agência O Dia

Metrô Na Superfície

No sábado, por conta do desfile do bloco Simpatia É Quase Amor, o itinerário do ônibus Metrô Na Superfície será transferido da estação General Osório para a estação Siqueira Campos. No domingo, o trajeto inicial volta à estação General Osório. O serviço funciona das 5h à meia-noite e a tarifa dos ônibus de extensão custa R$ 3,70, incluindo a viagem nos trens das Linhas 1 e 2.

Ao comprar a passagem na bilheteria das estações do MetrôRio, o usuário deve informar que utilizará o Metrô Na Superfície para receber o cartão que dá direito ao embarque nos ônibus. O pagamento também poderá ser feito diretamente nos ônibus com dinheiro, cartão Pré-Pago do MetrôRio, Vale-Transporte Eletrônico e Bilhete Único