É Carnaval! Confira a programação que agita o Rio neste fim de semana

Blocos têm novidades para 2017, como a homenagem a Chacrinha de Preta Gil e o lançamento, em formato de baile de rua, do CD de Beatriz Rabello, no Timoneiros da Viola

Por O Dia

Rio - É agora! A poucos dias da festa na Avenida Marquês de Sapucaí, o Carnaval toma conta de vez das ruas do Rio. Blocos bombadíssimos como o Bloco da Preta, o Simpatia É Quase Amor, o Fogo e Paixão e o Timoneiros da Viola fazem seus desfiles neste fim de semana. E dá para conciliar com uma ida lá na Praça Onze, onde rolam dois dias de shows o Terreirão do Samba, hoje e amanhã — com Arlindo Cruz e Arlindo Neto, Dilsinho, Nego do Borel e outros.

Arlindo Cruz e Arlindo Neto se apresentam no TerreirãoDivulgação

É diversão para todos os lados, já que os desfiles pelas ruas totalizam 120 blocos, da Zona Norte a Zona Sul, passando poe Centro e Lapa (confira uma lista dos dez mais representativos aí na página ao lado). Dentre os mais conhecidos, alguns trazem novidades para 2017. O Bloco da Preta, tradicionalmente um grande arrastador de foliões (e de fãs da cantora), comemora os cem anos do apresentador Chacrinha, o “velho guerreiro” (apelido dado pelo pai de Preta, Gilberto Gil). Depois do Rio, ela segue para Salvador e desfila no tradicional circuito Barra-Ondina, a convite do camarote de seu pai, Expresso 2222. “O Carnaval é a própria diversidade e nosso bloco é a força daqueles que acreditam no amor, na alegria e na união”, alegra-se Preta.

Bloco da Preta acontece neste domingoDivulgação

MEMÓRIA NAS RUAS

Criado em 2012 pelo jornalista e pesquisador Vagner Fernandes para homenagear Paulinho da Viola, o bloco Timoneiros da Viola celebra neste ano a obra de um dos fundadores da Portela, Heitor dos Prazeres (1898-1966), e também traz o lançamento do CD ‘Bloco do Amor’, de Beatriz Rabello, filha de Paulinho, logo na abertura dos trabalhos.

“Vai ser a estreia do ‘Bloco do Amor’ na rua, em formato baile. Quero fazer um show com grandes sambas carnavalescos, seguindo a tradição do Timoneiros de enaltecer os grandes compositores de sambas de carnaval", anuncia Beatriz, que vai apresentar músicas do pai no show. Já Paulinho alegra-se pela filha,e também pela oportunidade de recordar Heitor. “Ele levantou questões sobre resgate e preservação de memória da cultura negra”, lembra o sambista.

TERREIRÃO DO SAMBA.
Rua Benedito Hipólito 66, Centro. Hoje e amanhã, a partir de 20h30. R$ 15. 18 anos.
Hoje: Pura Amizade, Pagode 2 Arlindos, Dilsinho, Nego Do Borel
Amanhã: Jonathan Alexandre, Vou Zuar, Clareou, Reinaldo, Duduzinho

Programação dos blocos

BADALO DE SANTA TERESA

Desfile do bloco, com a bateria Chapa Quente. Largo das Neves s/nº, Santa Teresa. Hoje, às 19h.

BIGODE ESTICADO

O bloco vende as camisetas a R$ 10 mais um quilo de alimento não-perecível. Rua Dias da Cruz 255, Méier. Domngo, às 15h.

BLOCO DA PRETA

Logo na abertura do carnaval de rua do Rio, Preta Gil arrasta foliões pelo Rio - e ela também leva sua turma para Salvador e para Belo Horizonte. Rua Primeiro de Março s/nº. Domingo, às 9h.

CORDÃO DO BOITATÁ

O bloco muda de lugar - mas continua no Centro - e comemora 21 anos neste carnaval. Avenida Henrique Valadares s/nº. Domingo, às 9h.

CHORA ME LIGA

Bloco voltado para a música sertaneja. Avenida Atlântica, na altura do Forte de Copacabana. Domingo, às 7h30.

EMPOLGA ÀS 9

Desfile do bloco da Zona Sul. Avenida Vieira Souto, na altura do Posto 9. Domingo, às 9h.

ESCRAVOS DA MAUÁ

Desfile de um dos blocos mais populares da Zona Portuária. Largo São Francisco da Prainha s/nº, Saúde. Domingo, às 11h.

FOGO E PAIXÃO

Inspirado pela música de mesmo nome cantada por Wando, o bloco vem com repertório de música brega. Largo São Francisco de Paula s/nº, Centro. Domingo, às 9h30.

JÁ COMI PIOR PAGANDO

O bloco de nome irônico faz seu desfile 2017. Rua Leite de Abreu s/nº, Tijuca. Amanhã, às 17h.

GIGANTES DA LIRA

Desfile do bloco infantil. Rua General Glicério (Praça Jardim Laranjeiras) s/nº, Laranjeiras. Domingo, às 8h.

PLANTÃO BOM É SAMAMBAIA

Bloco da Medicina da UERJ. Praça Maracanã s/nº. Amanhã, às 11h.

PÕE NA QUENTINHA

"Desfile parado" do bloco, como eles costumam falar. Em frente ao Cine Botequim. Rua Conselheiro Saraiva 39, Centro. Amanhã, às 14h.

SIMPATIA É QUASE AMOR

O bloco de Ipanema apresenta seu samba para 2017. Praça General Osório s/nº, Ipanema. Amanhã, às 16h.

SUVACO DO CRISTO

Desfile de um dos blocos mais tradicionais da Zona Sul carioca. Rua Jardim Botânico (esquina com Rua Faro). Domingo, às 9h.

TIMONEIROS DA VIOLA

O bloco criado para homenagear Paulinho da Viola presta tributo a Heitor dos Prazeres (1898-1966), compositor que foi um dos responsáveis pela criação da Portela. E traz o lançamento de 'Bloco do Amor', CD de Beatriz Rabello, filha de Paulinho. Praça Paulo da Portela s/nº, Oswaldo Cruz. Domingo, às 13h.