Bloqueio de celular por roubo é facilitado

Usuário que teve aparelho roubado deve informar número da linha à operadora de telefonia

Por O Dia

Rio - Agora está mais fácil bloquear celulares roubados, extraviados ou perdidos. Basta o usuário informar o número da linha para a operadora. A novidade foi anunciada ontem pela <MC0>Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Antes, era necessário informar os 15 números do identificador chamado Imei (que fica no chassi dos aparelhos e que pode ser visualizado ao se digitar *#06#). No caso de aparelhos com dois chips, o ideal é informar o número das linhas às duas operadoras. No Rio, em média, 33 aparelhos são roubados por dia.

Segundo a Anatel, o bloqueio pode ser feito nas operadoras e na Polícia Civil da Bahia, Ceará e Espírito Santo. Em breve, o mesmo poderá ser feito nas delegacias do Rio e de outros estados, e na Polícia Federal.  Ao registrar a ocorrência na delegacia, o celular será incluído em uma lista que contém aparelhos roubados, extraviados ou perdidos.

“Estamos adotando duas formas de combate a roubos e furtos”, declarou o <MC0>presidente da Anatel, João Rezende, que explicou. “A primeira, bastando apresentar número do celular para bloqueá-lo. A segunda, ao obrigarmos que lojistas incluam, na nota fiscal, o identificador. Isso possibilita a identificação dos aparelhos em caso de roubo de cargas ou em lojas”, disse.

Últimas de Economia