Pente-fino do INSS fica para semana que vem

Aposentado por invalidez será convocado

Por O Dia

Rio - Um milhão de aposentados por invalidez do INSS terão mais uns dias para organizar a documentação e aguardar a carta do pente-fino para agendar a perícia médica. Isso porque as convocações que começariam hoje ficaram para a próxima semana, informou o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Estarão nessa leva do programa os aposentados por invalidez que tenham menos de 55 anos de idade e 15 anos de contribuição previdenciária.

A forma de convocação será a mesma das revisões de auxílios-doença: a partir do recebimento da carta o segurado terá cinco dias para agendar o atendimento para a perícia. A expectativa, segundo informou o ministério, é que no início de setembro as revisões comecem a ser feitas.

Para não correr o risco de ter o benefício suspenso por não ter recebido a carta-convite, o próprio INSS recomenda que o segurado mantenha o endereço cadastrado atualizado. O objetivo é facilitar a convocação — ou eventuais contatos da autarquia — e evitar o cancelamento. A confirmação dos dados pode ser feita pela Central 135 ou a internet, no site da Previdência (www.previdencia.gov.br).

Com um pouco mais de tempo, nesta nova fase do pente-fino, o segurado precisa se organizar para afastar qualquer risco de perda do benefício. Deve levar documentos pessoais, como identidade e CPF, além de toda a documentação médica que ateste a incapacidade, como atestados, laudos, receitas de medicamentos e exames.

“O beneficiário doINSS que se encaixa no perfil dessa nova fase do pente-fino precisa estar com a documentação médica em dia”, avalia o advogado Marcellus Amorim, especialista em Direito Previdenciário.

Últimas de Economia