Não dê tempo para a dengue

Doença é considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Período de incubação varia de 3 a 15 dias

Por O Dia

A dengue é uma infecção aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti quando infectado. Ela é causada por um vírus que possui quatro sorotipos, 1, 2, 3 e 4.

Considerada um dos principais problemas de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes. A Europa é o único que está fora dessa lista. Ainda de acordo com a OMS, cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

Dengue se manifesta após alguns dias depois da picada do mosquito transmissor

De acordo com o Ministério da Saúde, se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo a média de 5 a 6 dias. Se não tratada a tempo pode levar o indivíduo a morte.

Para erradicar a doença no Brasil é preciso do apoio da comunidade. A prevenção à dengue não é um trabalho que se faz sozinho. É preciso de uma ação que necessita do envolvimento de toda população.

Como combater o mosquito?

Quer ajudar sua comunidade a se mobilizar, mas não sabe por onde começar? Confira as dicas do Ministério da Saúde:

 - Cuide da sua casa e da sua rua. Junte um grupo de amigos, vizinhos, colegas de trabalho, membros da sua igreja, familiares e comece aí mesmo onde você mora, a combater a dengue;

 - Organize mutirões e desenvolva ações de mobilização na sua comunidade;

 - Converse com todos no bairro, mas principalmente com aqueles vizinhos que possuem casas com jardins com muitas plantas, calhas para escoar a água da chuva, reservatórios de água, quintais com entulho, enfim, locais que acumulem água. Se você perceber grande quantidade de focos do mosquito, informe aos órgãos responsáveis do seu município;

 - Procure os agentes de saúde para trocar ideias e participar de todas as ações de combate.

Fique ligado!

Dengue é coisa séria e combatê-la não é apenas papel das autoridades. É preciso que cada um faça sua parte. Pequenos hábitos podem ajudar como manter a caixa d´água fechada, assim como tonéis e barris d´água, que devem estar sempre tampados. Recipientes utilizados para armazenar água, devem ser lavados semanalmente por dentro, com sabão, eliminando possíveis resquícios de larvas do mosquito. Não deixe a dengue pegar você!

Últimas de _legado_Mundo e Ciência