Nova licitação para a expansão do Transoeste

Após dois adiamentos, prefeitura marca para 26 de novembro a escolha de quem fará a obra de expansão do corredor que vai integrar o BRT ao metrô, na Barra da Tijuca

Por O Dia

Rio - Após dois adiamentos, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) anunciou que vai realizar, no próximo dia 26, a licitação do trecho do BRT Transoeste que ligará o Terminal Alvorada à Estação Jardim Oceânico, onde fará a integração com a Linha 4 do Metrô, na Barra da Tijuca. Atualmente, a operação do Transoeste vai da Barra a Santa Cruz e Paciência em um traçado de cerca de 50 quilômetros. Estimadas em R$ 95 milhões, as obras da expansão do Transoeste, que terá seis quilômetros, devem ser iniciadas em 2012, com previsão de conclusão em dois anos.

A última data da licitação estava marcada para 16 de outubro, mas, após questionamentos do Tribunal de Contas do Município (TCM), a prefeitura decidiu postergar a concorrência. Segundo a secretaria, agora todos os questionamentos e ponderações com relação ao projeto já foram esclarecidos ao TCM. 

Veículos BRT devem chegar ao novo terminal só em 2016Estefan Radovicz / Agência O Dia

A expectativa é de que a expansão do BRT Transoeste atenda, por dia, 140 mil pessoas. O novo trecho contará com dez estações, incluindo o terminal no Jardim Oceânico, duas estações expressas contendo dois módulos - uma no Barrashopping e outra no Citta/Downtown - e cinco estações paradoras no caminho. Os ônibus articulados vão circular pelas faixas centrais da Avenida das Américas até o shopping Downtown, onde o BRT fará uma curva para seguir pela Avenida Luiz Carlos Prestes (Via Parque) e, em seguida, atravessará o Canal de Marapendi por uma ponte a ser construída.

Também é prevista uma passagem subterrânea para pedestres com cerca de 150 metros, que ligará o desembarque e o embarque do BRT à estação do metrô Jardim Oceânico, que será construída no subsolo da Avenida Armando Lombardi, em frente ao shopping Barra Point, com previsão de inauguração até 2016. 

Nas obras, será feito também o alargamento das pistas (para quatro faixas por sentido) na Avenida das Américas, mantendo-se a capacidade viária para o restante do tráfego. A Associação de Moradores do Jardim Oceânico é contra a obra do corredor de ônibus e defende que a Linha 4 do metrô seja expandida até o Terminal Alvorada, ao invés de o BRT ir até a região.

Testes para testar desvios viários com o fechamento do elevado têm sido realizados nas últimas semanasPaulo Alvadia / Agência O Dia

Teste em São Cristóvão e Benfica gera engarrafamentos

Em continuidade ao plano de mitigação para o fechamento da Perimetral, que será realizado neste sábado, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) iniciou ontem os testes operacionais das rotas alternativas nos bairros de São Cristóvão e Benfica, na Zona Norte da cidade.

“O objetivo é oferecer possibilidades a quem vem da Linha Vermelha e Avenida Brasil em direção à Tijuca ou à Zona Sul, sem que tenha que passar pelo Centro”, disse o secretário municipal de Transportes Carlos Osório. Algumas vias - como o Elevado Paulo de Frontin - apresentaram congestionamentos e Osório voltou ao pedir que a população use o transporte público.

Mais um acidente no BRT deixa ferido no Recreio

Um veículo de passeio e um ônibus do BRT Transoeste colidiram nesta quarta-feira, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, por volta das 12h15. De acordo com informações dos bombeiros, uma pessoa ficou ferida e foi levada para o Hospital Lourenço Jorge.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que Daiana de A. Mynssen, 28 anos, continuava em observação até a tarde desta quarta. O estado de saúde dela era estável. O carro teria feito uma conversão irregular na altura da estação Salvador Allende, na pista sentido Recreio, segundo o consórcio operador do BRT.

Ainda de acordo com o concessionário, a operação não sofreu alteração. Em situações como esta, uma equipe de apoio viário da empresa faz o balizamento de uma faixa da pista central da Avenida das Américas, permitindo que os ônibus saiam da canaleta no trecho interrompido. Ainda de acordo com o consórcio, a pista exclusiva dos ônibus foi totalmente liberada às 13h50.

Furto de cabos atrasa trens

Um cabo da rede aérea da Supervia caiu sobre um trem na estação de Triagem e desarmou o sistema elétrico por volta das 6h40 desta quarta-feira. A paralisação dos trens durou cerca de 20 minutos e atrasou os ramais de Saracuruna e Belford Roxo.

A concessionária informou que, antes do problema técnico, foi registrado o furto de 60 metros de cabos de sinalização próximo à estação Triagem. Um deles, que teria ficado partido, caiu em cima da composição. Os passageiros não precisaram desembarcar dos trens.

Passagem pelo celular

Quem usar transporte público no ano que vem poderá ter vantagens semelhantes às milhagens de quem viaja de avião. A informação é da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), que há dois meses vem testando a viabilidade técnica de uma tecnologia que permitirá o pagamento de passagens através de smartphones.

O modelo comercial ainda está sendo estudado, mas há uma previsão de que, tudo dando certo, o novo meio de pagamento e os bônus estejam disponíveis em meados de 2014. Atualmente, duzentos passageiros foram selecionados para o projeto-piloto. Esta é a primeira vez no Brasil que os smartphones serão usados como mobile wallets (carteiras móveis) usando a tecnologia NFC (Near Field Communication) para pagamento de passagens de transportes públicos.
Basta aproximar o telefone do validador da RioCard que ele libera a roleta.

O Motorola RAZR D3 foi o modelo escolhido com exclusividade para o projeto piloto por ser o primeiro aparelho a oferecer a tecnologia NFC em dispositivos mais populares no Brasil. Um aplicativo para o sistema Android permite consultar o saldo na tela do aparelho. A RioCard deverá oferecer, em breve, venda de créditos no próprio telefone. “É um sistema prático e rápido, que traz liberdade para o cliente”, defende Homero Quintaes, diretor da RioCard.

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