Veja qual o bichinho ideal para as crianças

Pais devem levar em conta estilo de vida e condição financeira. Afinal, eles vivem bastante

Por O Dia

Rio - Ter ou não ter um bichinho de estimação em casa é um dilema que afeta muitos pais às voltas com o desejo dos filhos. Para quem é marinheiro de primeira viagem, a escolha é ainda mais difícil. Mas como ajudar a resolver esse impasse diante de tantas opções de pets? Com a ajuda de veterinários, listamos os animais mais indicados para cada tipo de criança. Para não se arrepender e fazer uma escolha responsável, os pais devem levar em conta o estilo de vida e a condição financeira da família. Afinal, os bichinhos vivem bastante e vão precisar de cuidados, tempo e carinho de seus futuros donos.

Pais devem levar em conta estilo de vida e condição financeira para ter um animalArte%3A O Dia

Para o zootecnista Pierre Alonso, da Exoticaves, o mais importante é que, antes de tudo, o animal tenha um local adequado para ficar. “É preciso ver se o tipo de bichinho corresponde ao perfil da criança, para não cair no modismo de levar um animal só porque os coleguinhas também têm”, diz. Segundo ele, crianças pequenas costumam gostar de pets com as quais elas possam interagir, como coelhos, cachorros, gatos, calopsitas e hamster. “Se é para interagir, a calopsita é excelente para crianças. É fácil de tratar e não custa caro”, diz Pierre. Segundo ele, filhotes exigem mais atenção e disposição, pois têm muita energia.

A veterinária Simone Fernandes lembra que animais não são descartáveis, muito menos brinquedos ou bichinhos de pelúcias. Muitos vivem mais de dez anos e precisam de cuidados até a velhice. “Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê-lhe atenção, carinho e um lar”, orienta Simone.

As qualidades de cada animal

GATO — É ideal para quem não quer ter muito trabalho. Não precisa ser levado para passear e se limpa sozinho. É mais independente do que o cachorro e interage com os donos. Não é indicado para pessoas alérgicas, pois assim como os cães solta muitos pelos pela casa.

CACHORRO — É um supercompanheiro de todas as horas. É barulhento e adora passear. É preciso dedicar tempo para dar banho e levar diariamente à rua. Os filhotes são arteiros. Labradores são uma ótima companhia para crianças.

CALOPSITA — Adora a companhia dos donos. Se treinada desde filhote, aprende a cantar e a repetir frases. Dá menos despesa e é barulhenta. Pode ser criada solta ou em gaiolas.

PEIXE — Ideal para quem gosta de contemplar o animal de estimação. Peixes como o Beta são baratos e não exigem muitos cuidados, além da ração diária e troca semanal da água.

HAMSTER — Vivem menos que as aves e não dão muito trabalho. São frágeis e bastante silenciosos. Os porquinhos da índia também são ideais para crianças. A gaiola tem que ser limpa com frequência.

COELHO — São muito fofos e espertos. Não dão muito trabalho, mas gostam de atenção e carinho.

Últimas de Rio De Janeiro