Estudantes relaxam após Enem

Depois da maratona de 12 horas de provas, candidatos descansam e pensam no futuro

Por O Dia

Mariana Senna relaxa com o namorado Pedro arquivo pessoal

Rio - A tensão do Enem, o vestibular mais esperado no Brasil, passou. Nesta segunda-feira, os estudantes tiraram um dia de folga para relaxar e repor as energias após a maratona de 12 horas de provas do fim de semana.

A estudante Aline Nunes Rodrigues, de 18 anos, disse que o pior dia de prova foi sábado. “Agora estou aliviada. Vim a praia curtir um pouco com meus amigos, vamos ficar até mais tarde”, afirmou.

“Eu gostei da prova de domingo porque teve matemática e o tema da redação foi ótimo”, completou a estudante, que disse preferir álgebra aos textos enormes da prova de Português.

Uns foram a praia, outros preferiram ficar no conforto da casa. Foi o caso da estudante Mariana Senna, que passou o dia de ontem no conforto da sua cama. “Eu dormi bastante, só levantei para comer praticamente”, disse. Ela tentou não pensar no vestibular para amenizar a pressão psicológica. Seu dia de folga foi resumido em filmes e comida, junto com seu namorado.

“Depois do almoço encontrei meu namorado, que também fez Enem e ficamos comendo deitados e assistindo filme”, relatou Mariana. “Alguns dos meus amigos passaram mal hoje de nervosismo. Outros saíram na noite de domingo pós prova para comemorar”, concluiu.

O estudante Pedro Ferre Coutinho, de 19 anos, contou que estava bem apreensivo nesse fim de semana. “Esse dia de folga está sendo ótimo para eu reavaliar o meu desempenho na prova e me preparar para os próximos vestibulares”, relatou o jovem. Ele aproveitou o dia de ontem para dormir bastante e assistir a algum filme.

Novas etapas 

Para quem não se garantiu nas provas do Enem, não há motivo para pânico. Outros vestibulares estarão disponíveis para aqueles que quiserem tentar uma bolsa em uma faculdade particular.

Também haverá em 29 de novembro a 2ª fase da Uerj, para os que foram classificados no primeiro exame.É mais uma opção para o estudante que pretende seguir uma carreira universitária.

Os especialistas enfatizam que o Enem ocorre todo ano e que as provas abrem oportunidades para universidades públicas e privadas em todo o país. Em janeiro, o Ministério da Educação (MEC) libera as notas do Enem.

Reportagem da estagiária Carolina Moura

Últimas de Rio De Janeiro