Duplicação da Avenida do Contorno é inaugurada em Niterói

Ampliação das pistas vai permitir maior fluidez do tráfego e proporcionar mais segurança aos usuários

Por O Dia

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, com a concessionária Autopista Fluminense, entregaram nesta sexta-feira a nova Avenida do Contorno, em Niterói, um dos principais eixos viários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

As obras, iniciadas em fevereiro de 2013, incluíram a ampliação do número de pistas nos dois sentidos da via e a construção de acostamentos. Foram investidos R$ 90 milhões nas intervenções.

– É uma grande conquista entregar a obra da Avenida do Contorno. Esta intervenção, uma demanda antiga da região, só pôde ser inaugurada com parcerias da prefeitura e da ANTT. A via era um grande gargalo de mobilidade urbana. Outras obras já têm resoluções previstas, como a Manilha, a Rio-Petrópolis e a Serra das Araras – disse o governador.

Pezão%2C governador do Rio de Janeiro%2C junto com Carlos Osório%2C secretário de Transportes%2C inauguram a expansão da avenida do ContornoBruno de Lima / Agência O Dia

A via, atualmente com três faixas em cada sentido, permitirá a interligação mais eficiente de veículos proveniente das cidades de Niterói, Rio de Janeiro e outros municípios da Região Metropolitana com destino à rodovia Niterói-Manilha e às regiões de São Gonçalo e Itaboraí.

– Hoje é um dia muito importante para a Região Metropolitana, em especial Niterói e São Gonçalo. A obra ficou com boa qualidade e as faixas largas. Enfim, teremos uma melhoria na chegada e saída de Niterói. A duplicação da Avenida do Contorno foi uma parceria importante da Prefeitura de Niterói com o Governo do Estado, principalmente a ANTT, que autorizou as obras pela concessionária Autopista Fluminense. Este é um legado importante para a mobilidade da Região Metropolitana – disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Avenida do Contorno liga a Ponte Rio-Niteroi a BR-101%2C em NiteroiBruno de Lima / Agência O Dia

A avenida também passa a contar com acostamentos, que vão ajudar a manter a fluidez do tráfego em caso de panes mecânicas ou acidentes. Até então, tais situações prejudicavam o trânsito em dias de fluxo intenso. Em momentos de grande movimento, como fins de semana prolongados, o acostamento poderá ser utilizado como quarta faixa em cada sentido da via, desde que devidamente sinalizado e autorizado pela Polícia Rodoviária Federal.

– Houve uma união de esforços para que a avenida se tornasse realidade. Conversamos com os estaleiros localizados no entorno para que pudéssemos realizar a duplicação – afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas