Genesis Torres: Um pouco de história

Brasões de Nova Iguaçu e Belford Roxo

Por O Dia

Números inscritos na faixa prata%2C ladeando o escudo%2C 1833%2C ano da criação da Vila de Iguassu%2C e 1891%2C ano da elevação da vila à categoria de cidadeDivulgação

O Brasão de Nova Iguaçu foi instituído pelo Decreto 72, de 31 de março de 1970. As estrelas na parte superior do escudo, no retângulo azul, representam as antigas freguesias que compunham originalmente o território do município. A estrela maior representa a sede. Roda dentada (sobre fundo vermelho) é símbolo de cidade industrial. Caduceu (sobre fundo prata) , o bastão levado na mão do deus do Comércio (Mercúrio ou Hermes) na mitologia greco-romana, é símbolo de cidade comercial. Faixa verde serrilhada simboliza a Serra do Mar, por onde passava a Estrada Real do Comércio. Faixa azulondulada representa o Rio Iguaçu. Números inscritos na faixa prata, ladeando o escudo, 1833, ano da criação da Vila de Iguassu, e 1891, ano da elevação da vila à categoria de cidade. Lírio (sobre um fundo azul oval, aplicado na muralha que compõe a parte superior do brasão) representa a capela de Santo Antonio de Jacutinga, que foi transferida para Maxambomba, assim como a sede do município. Há ramos enlaçados nas pontas da faixa, às margens do escudo representando as antigas riquezas agrícolas, cana-de-açúcar, e laranja. As cores representam ouro, a força, prata, a candura, bleu (azul), a serenidade; sinaple (verde), a abundância; e goles (vermelho), a intrepidez.

O símbolo circular com 16 hastas lado a lado que representam a universalidade do solDivulgação

O de Belford Roxo está descrito na Lei Orgânica municipal no Art. 7º,§1o. O brasão terá símbolo circular com 16 hastas lado a lado que representam a universalidade do sol, sobre e na base destas uma corrente que unida a uma faixa forma um hipotrocóide simbolizando a união dos homens em uma corrente de amor, na faixa a data de fundação do município, ao centro um coração e dentro dele uma faixa branca formada por dois arcos inclinados que tangenciam o coração com as extremidades no topo e na base do mesmo, na fita a inscrição Paz e Progresso, norteando juntamente com o amor os princípios básicos do município de Belford Roxo, acima do coração as iniciais do município. A esquerda de quem avista e na parte superior do coração uma estrela representando o Distrito Central e abaixo da faixa uma estrela representativa de cada Distrito adjacente. Quatro estandartes com seus mastros formando um ângulo de quarenta e cinco graus sustentam o coração, posicionados dois a dois um sobre o outro todos com os mastros fincados na estrela solitária simbolizando as principais metas de trabalho permanente do município: saúde e saneamento básico, habitação, indústria e comércio, educação e desporto. Por fim, dois ramos de café simetricamente posicionados fechando o arco formado pela fita com o nome do município.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada