Shows e inaugurações irão agitar os 398 anos de Cabo Frio

Inauguração da nova estrada do Aeroporto da cidade, os novos quiosques e os shows marcaram o aniversário

Por O Dia

Rio - Cabo Frio comemora 398 anos de fundação com grandes investimentos na estrutura e mobilidade urbana, visando valorizar ainda mais a vocação turística da cidade. Um exemplo disso são as obras da Nova Orla da Praia do Forte, visitada, nessa quarta-feira, pelo prefeito Alair Corrêa e que terá 15 restaurantes com equipamentos de ponta, seguindo padrões de sustentabilidade e acessibilidade equivalentes às maiores cidades do mundo.

Shows e inaugurações marcarão os 398 anos de Cabo FrioDivulgação

Os novos quiosques/restaurantes ficam em um platô de 1,60m de altura da antiga pista, permitindo assim que, de qualquer ponto do espaço, seja possível admirar a imensidão do mar. A área de serviço dos restaurantes, por sua vez, fica no subsolo, com cerca de 700m². Para protegê-los do vento, os quiosques são cobertos com blindex transparentes removíveis e, na cobertura, telhado verde com grama especial, que ajuda a refrigerar o ambiente interno.

Acompanhado de técnicos, engenheiros e secretários, o prefeito enfatizou a importância de se revitalizar o local para moradores e turistas: "Não existe nada igual na orla brasileira como esta construção na Praia do Forte, onde foram investidos cerca de R$ 13 milhões de recursos próprios, porque todo material é de primeira."

No mesmo dia, foi inaugurada a nova estrada que dá acesso ao Aeroporto Internacional. Com mais de 2km de extensão, 8m de largura e laterais de grama, a nova estrada diminuiu em cerca de oito quilômetros o antigo acesso, uma vez que era necessário sair do aeroporto e passar pela estrada em Arraial do Cabo para voltar a Cabo Frio.

"Devolvemos o aeroproto ao nosso município e com tempo menor até o centro da cidade", ressaltou Alair, que foi cumprimentado por taxistas e motoristas satisfeitos com o resultado da nova estrada. Todos apoiaram a obra.

A abertura oficial dos festejos de fundação da cidade, no dia 13, começou com um desfile cívico que reuniu mais de três mil alunos durante quase três horas, representando as 66 escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento teve ainda a apresentação das novas equipes de mil servidores e dezenas de equipamentos da Comsercaf, autarquia fundada este ano e responsável pela limpeza e manutenção do município.

Na programação dos 398 anos, a 5ª cidade mais antiga do Brasil apresentou uma série de shows que atraiu os cabofrienses e os turistas que curtem o feriadão. Já passaram pelo palco os cantores Fernandinho Gospel e Luan Santana em Tamoios. A Orquestra dos Fuzileiros Navais, os Paralamas do Sucesso e Zeca Pagodinho também já se apresentaram. Hoje, será a vez de Frejat cantar para o público. E amanhã, fechando os festejos, concerto com a Orquestra Sinfônica da Policia Militar do RJ.

Últimas de _legado_O Dia no Estado