Serviço de tomografia móvel chega a Angra dos Reis

Moradores de Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Itaguaí e Seropédica poderão usar o serviço que funciona durante a semana, de 8h às 18h30, e aos sábados, de 8h às 15h

Por O Dia

Rio - Os moradores de Angra dos Reis poderão fazer exames no serviço de tomografia computadorizada móvel da secretaria de Saúde do estado a partir desta terça-feira (21). O aparelho ficará no Cais Santa Luzia, no centro da cidade, até o dia 1º de novembro. Os moradores dos municípios de Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Itaguaí e Seropédica também serão beneficiados.

"Levar exames de tomografia e ressonância móveis à população do interior representa uma revolução na saúde do estado. Pessoas que antes não tinham acesso ao diagnóstico por imagens já podem fazer este tipo de exame", disse o coordenador de Serviço Móvel de Imagem da secretaria, Jorge Ataualpa.

O serviço funciona de 8h às 18h30 durante a semana, e aos sábado e feriados de 8h às 15h. Os aparelhos têm capacidade para realizar 70 exames por dia. 

Os exames nas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde são agendados através das secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente e encaminham a planilha com as demandas para o serviço da secretaria. Cabe aos municípios informarem aos pacientes sobre a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento. O paciente que possui celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de até 15 dias úteis, os laudos são entregues a Secretaria de Saúde do município onde o paciente reside.

O equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.


Últimas de _legado_O Dia no Estado