Começa qualificação profissional e social de jovens agricultores familiares

Aulas do programa Projovem Campo – Saberes da Terra tiveram início nas escolas municipais de Santo Amaro e Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana

Por O Dia

Rio - Começaram oficialmente nesta segunda-feira (23), às 18h, nas escolas municipais situadas nas localidades de Santo Amaro e Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana, as aulas do programa Projovem Campo – Saberes da Terra, que é voltado para jovens agricultores familiares, entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas não tenham concluído o ensino fundamental.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Martins, e a sua equipe pedagógica recepcionaram os alunos, destacando que o objetivo do Projovem é a elevação da escolaridade e a qualificação profissional e social.

"O ProJovem Campo – Saberes da Terra tem como finalidade proporcionar formação integral ao jovem, potencializando a ação dos jovens agricultores para o desenvolvimento sustentável e solidário de seus núcleos familiares e suas comunidades por meio de atividades curriculares e pedagógicas, em conformidade com o que estabelecem as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo", explicou a secretária.

Kátia disse ainda, que, os alunos matriculados que frequentarem 75% de atividades pedagógicas presenciais receberão auxílio financeiro de R$ 100 por 12 períodos. A duração do curso é de dois anos.

Atualmente são 44 estudantes matriculados. As aulas estão ocorrendo de segunda a sexta, das 18h às 22h. As inscrições permanecem abertas nas unidades onde o programa está funcionando.

O prefeito do município, Pedrinho Cherene, reafirmou o seu compromisso com o progresso da educação em São Francisco. “Estamos dando mais um passo a frente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem para toda a população sanfranciscana e, assim, melhorando a qualidade de vida dos nossos munícipes, fazendo valer o direito de estudar”, ressaltou.

Últimas de _legado_O Dia no Estado