Rio das Ostras busca qualificar mão de obra para o turismo

Município vai receber Mapa do Comércio a partir desta quarta

Por O Dia

Rio - Empresários e representantes do poder público de Rio das Ostras — que irá sediar a décima etapa regional do Mapa Estratégico do Comércio a partir de desta quarta-feira — têm um objetivo em comum na busca por crescimento econômico no setor, principal objetivo do evento organizado pelo Sistema Fecomércio RJ. A qualificação profissional nos setores de hotelaria e gastronomia é apontada como um dos principais desafios para atrair novos turistas. Uma demanda que já vem sendo aperfeiçoada no primeiro município das Baixadas Litorâneas do Mapa.

A carreta-escola transformada em cozinha profissional, do Senac Móvel, já está em Rio das Ostras há dez meses. Nesse período, a cozinha itinerante que circula por todo o estado possibilitou a formação de mais de 400 profissionais ligados à culinária.

Carreta do Senac já formou mais de 400 profissionais de culináriaDivulgação

“A principal vocação da cidade é turística. A carreta está ajudando na formação de profissionais que contribuem para a melhoria da gastronomia da cidade. São profissionais que montam pequenos restaurantes com o que aprenderam e ajudam no crescimento do comércio”, avalia Marcelo Ayres, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomércio), que também participa da organização do Mapa.

Mas também há outras iniciativas que parte dos próprios empresários. É o caso de um festival de inverno gourmet, evento organizado por restaurantes, que prevê a criação de receitas inéditas a preços promocionais, no próximo sábado.

E projetos que partem do poder público, que busca parcerias com outros municípios próximos para alavancar o turismo, incluindo a Região Serrana, como Nova Friburgo. “Cada cidade tem o seu posto de informação turística. Quando o turista chega lá, os técnicos passam um panorama da região e dão indicações turísticas”, afirma Carla Ennes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Últimas de Rio De Janeiro