China abre 450 vagas no Rio

Montadora de caminhões asiática chega no ano que vem. Veja como se qualificar desde já

Por O Dia

Rio - A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico anunciou ontem a instalação da fábrica chinesa Foton Motors, que vai gerar 450 postos de trabalho diretos. Com inauguração prevista já para o próximo ano, a montadora de caminhões entra para a lista de empresas do segmento automotivo que estão apostando no Estado do Rio. Além dela, gigantes como Nissan e Peugeot Citröen, entre diversos fornecedores, somam mais de R$ 22 bilhões em investimento e mais de 12 mil empregos para os próximos dois anos.

Empresa já tem unidade em São Paulo e Rio de Janeiro é o próximo destinoDivulgação

A unidade da Foton Motors ainda está sem local definido para instalação, mas deve ficar entre Itatiaia e Seropédica. Nesse trecho, entre o sul fluminense e Baixada, há cinco cidades. Por lá, operações deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2015 e a capacidade de produção será de 20 mil caminhões.

O segmento de automotores responde por cerca de 10% da produção da indústria do Rio, segundo dados da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico.

“O Estado do Rio tem vocação para o setor. Oferece competências técnicas, comerciais, e fornecedores”, afirma Orlando Merluzzi, vice-presidente da Foton Motors, sobre a chegada da fabricante.

Investimentos pedem mão de obra formada

Com a vinda das fabricantes e fornecedoras da indústria automotiva, o indicado é buscar qualificação desde já. A Faetec é a dica, pois forma em cerca de um ano para esse segmento e, melhor de tudo, é de graça.

A fundação está com inscrições abertas até sexta-feira para 75 mil vagas. Entre elas, para cursos na área automotiva — que forma mais de 600 alunos por ano em três centros de ensino. Vale buscar mais informações por meio do telefone (21) 2332-4085.

Últimas de _legado_Economia