Comemorações do Dia da Aviação de Caça

Pilotos de caça de todo o país se reúnem na próxima terça-feira, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro

Por O Dia

Rio - Pilotos de caça de todo o país se reúnem na próxima terça-feira, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia da Aviação de Caça, que completa 71 anos de história. A solenidade militar terá a participação de aeronaves como o F-5EM Tiger, o A-1 AMX e o A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). Haverá demonstrações operacionais dos pilotos, com o emprego de armamentos.

Veteranos da Segunda Guerra Mundial serão homenageados no mesmo dia. Também estão previstas exposições de aeronaves no Hangar do Zeppelin e a entrega da Medalha Brigadeiro Nero Moura aos atuais e ex-comandantes de unidades aéreas e a veteranos do 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA).

Em 22 de abril de 1945, pilotos do 1º GAVCA promoveram 44 missões de combate contra as tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial na Itália. Naquele dia, os militares brasileiros chegaram a fazer três voos a bordo dos caças P-47, com motor de 18 cilindros e armados com oito metralhadoras calibre 12,7mm, bombas e foguetes.

Logo após o término da guerra, o 1° GAVCA foi transferido para a Base Aérea de Santa Cruz.

TRÁFEGO AÉREO

O Ministério do Planejamento autorizou a nomeação de 44 cargos de controlador de tráfego aéreo, que são integrantes do grupo de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (Dacta) e do Comando da Aeronáutica (Comaer). Os novos servidores foram aprovados no concurso público autorizado pela pasta no mês de junho de 2012.

Últimas de _legado_Economia