Prefeitura amplia em uma semana férias escolares no Rio

Projeto de lei encaminhado à Câmara dos Vereadores estende até o dia 28. de agosto. Com isso, as aulas retornam dia 29

Por O Dia

Rio - A prefeitura ampliou em mais uma semana as férias escolares nas redes pública e particular de ensino em 2016, quando acontecem os Jogos Olímpicos. O projeto de lei que foi encaminhado para a Câmara dos Vereadores previa recesso entre os dias 1º e 22 de agosto. Com a alteração que vai acontecer na proposta, a folga vai ser esticada até o dia 28. Com isso, as aulas retornam no dia 29, uma segunda-feira. Niterói já adiantou que vai seguir o calendário da capital carioca. Estão previstos, ainda, dois feriados: 5 e 18 de agosto, quando ocorrem a cerimônia de abertura dos jogos, no Maracanã, e a prova de Triatlo, respectivamente.

Paes explicou a proposta para o calendário aos demais prefeitos em almoço no Palácio da CidadeFabio Gonçalves / Agência O Dia

A novidade da mudança no calendário foi anunciada, ontem, pelo prefeito Eduardo Paes, após almoço com outros chefes do Executivo de Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense no Palácio da Cidade, em Botafogo. “Todos os prefeitos demonstram enorme simpatia, inclusive, em aderir aos feriados e as férias escolares”, afirmou Paes.

Para evitar que os alunos sejam prejudicados, a previsão é que o município antecipe o começo das aulas em 2016 e estenda o fim. Este ano, os alunos começaram a estudar no dia 9 de fevereiro e vão terminar no dia 21 de dezembro. As férias serão de uma semana: de 27 de julho até 3 de agosto.

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, ainda não decidiu se fará mudanças no calendário escolar do ano que vem e nem se decretará feriado em 5 e 18 de agosto. “Quero discutir primeiro a questão da mobilidade urbana e a integração de Caxias no perfil olímpico. O feriado é secundário. Se vamos hospedar atletas, se nossos alunos da rede pública terão acesso gratuito aos jogos. Não quero que Caxias veja a Olimpíada somente pela televisão”, afirmou.

á o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, afirmou que decretará feriado nos dois dias, mas ainda não definiu se fará mudanças no período letivo. “Somos obrigados a atender o pedido. Vai ter uma corrida, por exemplo, que começará em Nilópolis, na Baixada, e terminará na Zona Sul. Como ficará o trânsito, se não tiver os feriados? Os prefeitos têm que estar integrados com a decisão para evitar sérios transtornos durante os eventos”, frisou.

Os Jogos Olímpicos acontecem de 5 a 21 de agosto de 2016. São esperados 10.900 atletas de 205 nações. Já as Paralimpíadas, vão de 7 a 18 de setembro.

Recesso maior ano que vem preocupa pais

As férias de quatro semanas em 2016, já preocupam pais de alunos. Alguns temem que haja prejuízo no aprendizado dos estudantes. É o caso da telefonista Ana Paula da Silva, 43 anos, que tem dois filhos e dois netos na rede municipal.

“Vai ser muito ruim. Como vou fazer com quatro crianças dentro de casa? Preciso trabalhar e não vou ter como deixá-los um mês sem fazer nada.”

Para a advogada Érica da Rosa Ferreira, 27 anos, que tem um filho de 7 anos em escola particular, o problema vai além da falta de aula. “Terei que pagar um mês de mensalidade para nada. Além disso, o calendário escolar vai ficar prejudicado, afirmou ela.

Últimas de Rio De Janeiro