Comemore o Dia dos Pais praticando exercícios em família

Personal indica as melhores atividades a serem feitas em grupo

Por O Dia

Rio - É hora de sair do sofá, abandonar o videogame, largar o Facebook por algumas horinhas e se exercitar. E hoje, nada melhor do que ter a companhia do seu pai na malhação. “Fuja das academias e dos espaços fechados. O bacana é aproveitar o Dia dos Pais se exercitando em lugares abertos, com uma vista inspiradora. E, convenhamos, o que não faltam na Cidade Maravilhosa são praias e parques extremamente agradáveis e que darão uma energia a mais ao seu treino”, explica o professor e preparador físico Claudio Sá.

O modelo Maurício Júnior se exercita na orla da Barra da Tijuca ao lado de Maria EduardaMaíra Coelho / Agência O Dia

Seguindo essa ideia, o D domingo convidou o modelo Maurício Júnior, 30 anos, e a estudante Maria Eduarda, de 13. Na orla da Barra da Tijuca, a dupla deixou a preguiça de lado e mostrou que malhar em dupla aumenta o entrosamento. “Ter uma companhia para malhar é sempre bom porque a rotina de treinos rende muito mais. Os exercícios podem ser pesados, mas, com outra pessoa do lado, as horas passam sem a gente perceber”, diz Maurício. Ele ainda acrescenta: “Malhar em dupla é ótimo para estreitar as relações.”

E para aumentar a interação entre pais e filhos, a dica é apostar em exercícios que mantenham a dupla unida. “Atividades com elástico, por exemplo, são uma boa opção. Além de manter a aproximação, também trabalha a força nos braços. Já a abdominal na bola é importante para ajudar na postura da criança. Trabalhar o equilíbrio entre os dois pode ser a parte divertida do exercício”, ensina Claudio.

Para o personal trainer Marcelo Teixeira, do CTMX Centro de Treinamento, a melhor maneira de celebrar o Dia dos Pais é prolongando a saúde e, consequentemente, a vida. “Atividades ao ar livre, entre pais e filhos, são uma ótima opção de expressão de amor e calor humano. Esse é um bom presente para dar no dia de hoje.”

MALHAÇÃO AO AR LIVRE

Atenção ao escolher o horário para fazer atividades na praia. Calor intenso mais esforço físico podem provocar danos à saúde. Evite o horário entre 10h e 16h.

Use sempre boné, óculos, protetor solar, roupas leves e de cores claras. O calor leva a um cansaço maior e consequente queda no rendimento.

Tenha sempre uma garrafinha de água por perto, pois a hidratação éfundamental.

Nos parques, procure locais à sombra.

Na areia, para caminhar ou correr, não dispense o uso do tênis.

Antes de se exercitar prefira alimentos frescos, muitas frutas e líquidos.

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