Sucesso nas Finanças: Como fazer meu dinheiro render?

Toda aplicação de recursos financeiros a título de investimentos geram retorno, pois é premissa essencial do conceito de investimento

Por O Dia

Rio - Quando se fala em investimento, logo, lembramos de criação de riqueza. O dinheiro, após período de imobilização e mediante taxas de rentabilidade, gera rendimentos que, somados ao valor inicial aplicado, nos dá recursos financeiros para ser aplicados em bens econômicos tangíveis ou intangíveis.

Toda aplicação de recursos financeiros a título de investimentos geram retorno, pois é premissa essencial do conceito de investimento. É importante conhecer a movimentação da economia para ter percepção de como o mercado financeiro está funcionando e, assim, avaliar opções como poupança, bolsa de valores, aplicações de curto e longo prazo ou investimentos em imóveis. Boa sorte!

Pergunta e Resposta

“Tenho muita vontade de comprar uma casa própria e gostaria de saber como posso fazer o dinheiro que eu tenho render.” Jéssica, por e-mail

Você precisa fazer algumas perguntas antes de decidir o tipo de investimento que pretende realizar. Primeiro: quanto tenho para investir? Em seguida: por quanto tempo esse dinheiro vai ficar parado? E por último: qual é o risco que estou disposto a assumir? No momento da decisão do investimento, uma regra é elementar: quanto maior o risco, maior será a rentabilidade e, consequentemente, maior a chance de perder o valor investido.

Com uma aplicação financeira que dê uma boa rentabilidade, você pode pagar a parcela do financiamento imobiliário e, ao final de um determinado período, ter sua casa própria e uma boa reserva.

Marta Chaves é gestora nacional do curso de Ciências Contábeis da Estácio

Últimas de Economia