Isso aqui é chave de cadeia, Zé-Ruela

Alex Cavalcanti Junior provocou muita polêmica nas redes sociais

Por O Dia

Rio - Pescador subaquático do Amazonas, Alex Cavalcanti Junior provocou a fúria de praticantes de pesque solte e muita polêmica nas redes sociais. Na segunda-feira, para se gabar, ele postou vídeo em que aparecia em meio a dezenas de peixes abatidos e hostilizava pescadores esportivos:

Alex postou vídeo com tucunarés abatidos%2C acima do permitidoReprodução Internet

“Isso aqui é para os ‘zé buce… que ‘pesca e solta’. Continua soltando os ‘pexe’ que eu solto ali”, ironizou, enquanto apontava para o chão repleto de tucunarés mortos. Pescadores se juntaram. Fizeram queixa ao Batalhão Ambiental da região, e no dia seguinte agentes deram bote no Zé-Ruela. Ele foi preso em flagrante na comunidade do Apuau, Manaus (AM). Também foi multado em R$ 20.600.

Após denúncia de pescadores%2C Alex foi preso em flagrante pela políciaReprodução Internet

Além de hostilizar os pescadores, o cara estava todo errado. Não tinha licença amadora, violou cota de captura e pescou com material proibido. Teve lancha, peixes e equipamentos apreendidos. Passou vergonha com a galera da pesca e em casa. Bem feito. Mas o episódio deixa duas reflexões.

A primeira é que o país tem leis, sim, e quando a fiscalização é pressionada, ela funciona. A outra é uma advertência a muitos, que, talvez sem saber, cometem os mesmos crimes. Excedem nas cotas de captura, não respeitam os tamanhos mínimos, pescam sem licença e em locais proibidos. Aí vira tudo Zé-Ruela.

Paulo Ferreira Rodrigues%3A espada%2C na boia de luz%2C no Gragoatá%2C NiteróiReprodução Internet
Arthur%3A espada%2C na isca artificial%2C na UrcaReprodução Internet
Taiki Ohoihi%3A pescadinha%2C na isca de lula%2C em Arraial do CaboReprodução Internet

CONDIÇÕES DO TEMPO

Ventos de sudoeste mantêm o tempo instável no fim de semana no Rio, com possibilidades de chuvas para hoje, amanhã e domingo. O mar sobe um pouco amanhã. Na entrada de Lua Crescente, as variações das marés hoje são: baixa a 0.2m, 2h10, e 0.5m, 14h50; e alta a 1.0m, 7h, e 1.1m, 19h10.

DICAS DE PEIXES

Mestre Canarinho:

(99953-8100), as iscas são camarão e lula: Quebra Mar da Barra — corvina, papa-terra, marimbá e galhudo; Cagarras — espada, corvina, papa-terra e mixole; Gragoatá/Boa Viagem — espada, papa-terra, corvina e bagre; Ilhas Pai e Mãe — espada, papa-terra, corvina e pargo.

Carlinhos Piraúna:

Para pesca desembarcada: Arpoador — lula (noite); Leme — lula (noite); Praia Vermelha — lula (noite); pista Claudio Countinho — olho-de-cão (tarde/noite); murinho da Urca — corvinota e carapicu (dia).

Gilberto Ohoishi:

(22-99839-6442)para pesca embarcada: em Arraial do Cabo, na Praia Grande —pargo, corvina e tira-e-vira; na Ponta do Focinho — maria-mole e castanha; no Largo da Praia da Ilha — pargo e peroá; no Largo da Pedra Vermelha — peroá e pargo; na Boca da Barra de Arraial — pescadinha e goete; na Boca da Barra da Prainha — maria-mole, castanha, goete e pargo.

Últimas de Esporte