Café, o sabor da vitória para Brasil e Colômbia

Dois países são grandes produtores de café

Por O Dia

Ceará - Brasil e Colômbia se enfrentam no Castelão, por uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo, mas a disputa fora dos gramados vem de longe. Os dois países são os grandes craques quando o assunto é café. Os colombianos, que nunca conquistaram um título mundial, estão há menos tempo na produção dos grãos, mas atualmente são conhecidos pela excelência na área, assim como o time do craque James Rodríguez no futebol. Já os brasileiros, pentacampeões nos campos, ostentam tradição na cafeicultura e também com a bola rolando, embora já não sejam os únicos a ditarem as regras do jogo nos dois setores.

Brasil e Colômbia são grandes produtores de caféAndré Mourão

“A seleção tem muito mais peso, seria como se fosse o volume de café do Brasil, que é o maior produtor mundial. Mas quando se analisa a qualidade dos cafés, os dois são muito parecidos. O colombiano, às vezes, até supera o nosso em qualidade, mas é uma questão de gosto”, avalia o empresário barista, Rui Oliveira, 43 anos, proprietário da cafeteria Café Kahlúa, em Belo Horizonte.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

Se dentro de campo o Brasil depende da genialidade de Neymar, nos cafezais também há um representante a altura, mas feito de forma bem inusitada: “O Jacu bird coffee é o Neymar dos cafés, ele faz o mesmo processo do mamífero da Indonésia na produção do Kopi Luwak, feita pelas fezes do animal. Escolhe só o grão cereja”, explica o barista do Senac de Belo Horizonte, Maicon Rodrigues, referindo-se à escolha da maturação do grão perfeito para se fazer o café dos sonhos, cuja xícara pode custar R$ 30.

Mas para a seleção chegar à semifinal e nosso cafezinho se consolidar como o melhor do mercado mundial é preciso levar a sério o ditado ‘uma andorinha só, ou o melhor, um jacu só não faz verão’. “A partir do momento que os cafeicultores brasileiros deixarem de lado as diferenças regionais, podemos dizer que o nosso café é tão bom quanto o melhor do mundo. Temos de jogar juntos, falar a mesma língua. O café colombiano é muito bom, mas o nosso é ainda melhor do que o deles”, garante Rui. Conselho que pode ajudar a Seleção.

Últimas de _legado_Copa do Mundo