Cozinha é o ambiente mais badalado da casa

Série 'Os Quatro Cantos da Casa' ensina como deixar o espaço irresistível

Por marlos.mendes

Rio - Na última matéria da série ‘Os Quatro Cantos da Casa’, a estrela é a cozinha. O espaço vem ganhando cada vez mais destaque, pois é um local onde se passa boa parte do tempo. E ainda tem os adeptos da culinária que adoram reunir os amigos e a família para degustar um menu especial feito pelo dono da casa.

Projeto de cozinha da mostra 'Morar mais por Menos', das designers de interiores Virginnia Fraga e Perla LopesDivulgação

Atualmente, nos apartamentos compactos, a cozinha ficou conhecida como o modelo corredor. Mas mesmo assim, é possível deixá-la charmosa e funcional. Além disso, há a opção de se colocar alguns detalhes, como adesivos nos armários ou a compra de acessórios para que o ambiente ganhe uma nova roupagem. A transformação vai depender do bolso e da disponibilidade de tempo dos moradores da casa para encarar a obra.

Na ‘Mostra Morar Mais por Menos’, por exemplo, a arquiteta Cyntia Sabat embutiu um tampo retrátil na lateral da bancada da cozinha que serve de mesa de refeições. Isso para buscar alternativas e superar a falta de espaço no apartamento de apenas 34 metros quadrados. Já a designer de interiores Fernanda Dorta utilizou adesivos nos armários da cozinha do apartamento carioca que também expõe na mostra.

Para a arquiteta Ciça Ferracciú, que também participa da mostra com o quarto de menina, as áreas molhadas exigem um detalhamento mais minucioso que conta com a colocação dos pontos hidráulicos, elétricos e luminotécnicos e compatibilização. No projeto de cozinha, é necessário levar em consideração desde o início os equipamentos que serão utilizados, pois os pontos devem ser pensados de acordo as características do espaço (assim como a marcenaria). Outro item importante exigido nesse ambiente é o detalhamento das bancadas e a paginação dos revestimentos.

Projeto de cozinha da mostra 'Morar mais por menos'Divulgação

Ela explica que o custo para repaginar depende muito do que será feito. “Cozinha é o ambiente em que mais se gasta para reformar. Uma reforma completa com materiais de qualidade e refinados pode custar, em média, R$ 5 mil pelo metro quadrado. No caso de uma repaginada, claro que varia muito de acordo com a abrangência e as escolhas dessa maquiagem. Mas acho que dá para chegar a um valor de R$ 1 mil por metro quadrado, por exemplo, se for mantido o armário existente, com colocação de revestimento charmoso entre a bancada e o armário sobre o existente, pintura do revestimento de parede e troca dos metais. Soluções desse tipo. Menos que isso, apenas em mudanças pontuais”, explica Ciça.

Quando o espaço é pequeno, é preciso otimizar. A cozinha costuma ser um ambiente de uso intenso. Portanto, se a metragem for pouca, é necessário lançar mãos de artifícios, como móveis de dupla função. “Uma bancada, por exemplo, que sirva para as áreas seca e molhada, de apoio à cuba e ao fogão. Um armário com escorredor embutido que pode guardar ou secar a louça. Armazenamento nessas cozinhas é, normalmente, o pedido principal dos clientes. Mas é importante dosar para que o espaço não seja todo composto por armários altos, ficando assim muito pesado. É ideal aliar praticidade à beleza, para que o uso do espaço seja confortável”, orienta Ciça.

Quando o assunto é pintura, a arquiteta Ciça Ferracciú diz que depende muito do gosto do cliente. Ela conta que tem pessoas que gostam de um toque de cor. Enquanto outras preferem um espaço mais neutro. “Gosto de sugerir tons coloridos porque acho que distingue o ambiente. Mas também é possível personalizar a cozinha, deixando o local com tons neutros nos itens decorativos”, recomenda. Vale lembrar que o revestimento cerâmico é o mais recomendável. Isso faz com que seja mais prático e fácil de limpar.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia