Sucesso nos negócios: Como aumentar o retorno?

Todos os negócios envolvem riscos, principalmente se forem inovadores

Por O Dia

Rio - Todos os negócios envolvem riscos, principalmente se forem inovadores. Para minimizá-los, é importante que o empreendedor conheça os seus clientes, saiba o que eles procuram e, mais que isso, o que necessitam. Uma boa forma de identificar essas questões é conversar com os clientes. Eles poderão dar um retorno sobre o que deve ser mantido, aprimorado ou mudado.

Depois de pensar sobre o seu negócio, é importante saber como divulgá-lo. Quando se trata de negócios inovadores ou online, a melhor ferramenta é, obviamente, a internet e as redes sociais.

Além de atingir um público extenso, essas ferramentas normalmente são gratuitas, o que é uma grande vantagem para o empresário. Abaixo, saiba mais sobre este assunto.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Investi mais de R$ 40 mil em um site que vende serviços, mas o retorno obtido em quase seis meses no ar ainda não é suficiente para manter o negócio. O que faço?”

Thiago Brum, Catete

Prezado Thiago, você não dá detalhes do site nem do serviço oferecido, mas existem alguns princípios e métodos que devem ser observados antes de empreender.

Vivemos em um mundo de incertezas e, portanto, é preciso conhecer as “dores” de potenciais clientes, ou seja, as necessidades e os desejos dos consumidores. É preciso observar, analisar o mercado, questionar e testar hipóteses para oferecer uma proposta de valor. Einstein já dizia que “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”.

Recomendo, Thiago, fazer a modelagem do seu negócio, a partir do método Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes. Com a ferramenta, você irá definir o que sua empresa faz, como ela vai gerar lucro e se sustentar no mercado, a partir de perguntas básicas como: Para quem? O que? Como? Quanto? Uma dica é começar com o “para quem”.

Crie hipóteses, mas também crie condições de validá-las antes de colocá-las em prática. Converse com seus clientes e pergunte sobre as motivações ao comprar os serviços no seu site. Perceba por que eles compram e observe também se tem muita gente que apenas acessa o site, mas não compra.

Agora pense como obter as receitas. Divulgue o seu negócio nas mídias digitais. Crie uma página no Facebook, por exemplo. Fale com seus amigos e faça-os vender para você. Por fim, estabeleça uma meta possível de venda/crescimento.

Recomendo a leitura do livro “A Startup Enxuta” de Eric Ries, que ensina como conduzir uma startup, otimizar tempo e recursos.

O Sebrae/RJ oferece também um curso do Programa Sebrae StartupRJ para auxiliá-lo na modelagem do seu negócio. Curta a nossa página no Facebook, www.facebook.com/sebraerj ou procure uma de nossas unidades.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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